Greve dos enfermeiros já impediu centenas de cirurgias

De 31 janeiro a 1 de fevereiro a greve dos enfermeiros impediu a realização de 645 cirurgias das 1133 que estavam programadas para o mesmo período. Esta greve “cirúrgica” está a impedir o tratamento médico nos Hospitais Públicos.

Greve dos enfermeiros já impediu centenas de cirurgias
Greve dos enfermeiros já impediu centenas de cirurgias. Foto: DR

Não é conhecido publicamente o impacto para a saúde dos doentes a não realização de cirurgias que por decisão médica estavam programadas para uma determinada data, nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e que a greve “cirúrgica” dos enfermeiros está a impedir a sua realização.

No período de 31 de janeiro a 1 de fevereiro não se realizaram, devido à greve, pelo menos 645 cirurgias, como descreve o quadro com dados dos Hospitais e Centros Hospitalares do SNS.

Greve dos Enfermeiros já impediu a realização de mais de 6 centenas de cirurgias
Greve dos Enfermeiros já impediu a realização de mais de 6 centenas de cirurgias

Durante a greve dos enfermeiros que decorre até 28 de fevereiro, o Ministério da Saúde indica que vai divulgar semanalmente o impacto em termos de número de cirurgias não realizadas, tendo por base o número de cirurgias que estavam previstas inicialmente em sete hospitais e centros hospitalares, que englobam mais de uma dezena de unidades.