Gripe, vírus sincicial respiratório e pneumonia infantil estão a aumentar

Organização Mundial da Saúde alerta para um aumento de casos de gripe, o vírus sincicial respiratório e a pneumonia infantil, para além da COVID-19. O uso de mascara e de outras medidas de prevenção são recomendadas.

Gripe, vírus sincicial respiratório e pneumonia infantil estão a aumentar
Gripe, vírus sincicial respiratório e pneumonia infantil estão a aumentar

Para além da COVID-19 a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que está a aumentar a gripe, o vírus sincicial respiratório (VSR) e a pneumonia infantil.

A OMS, em comunicado, aconselha as pessoas a tomarem medidas para prevenir infeções e doenças graves utilizando todas as ferramentas disponíveis, e essas incluem:

Usar máscara quando estiver em áreas com muita gente, fechadas ou mal ventiladas e manter uma distância segura de outras pessoas;

Melhorar a ventilação:

Praticar etiqueta respiratória, ou seja, cobrir a tosse e espirros;

Fazer a higiene das mãos regularmente;

Manter atualizada a toma das vacinas contra COVID-19 e gripe, especialmente se houver alto risco de doença grave;

Ficar em casa se estiver doente;

Fazer o teste se tiver sintomas ou se tiver sido exposto a alguém com COVID-19 ou gripe.

Para profissionais de saúde e unidades de saúde, a OMS aconselha:

O uso universal de mascara nas unidades de saúde, bem como mascara, respiradores e outros equipamentos de proteção individuais adequados para profissionais de saúde que cuidam de pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19;

Melhorar a ventilação nas instalações de saúde.

Como tem vindo a ser noticiado em Portugal têm vindo a chegar aos hospitais um número crescente de crianças com o vírus sincicial respiratório.

O VSR pode provocar doença respiratória em pessoas de todas as idades, mas, geralmente, afeta crianças até aos 2 anos, podendo ocorrer reinfeção em qualquer idade. Este vírus é a causa mais comum de doença das vias respiratórias inferiores até aos 5 anos de idade.