
O Grupo Brisa anuncia instalação de 10 mil painéis fotovoltaicos até ao final de 2025. Uma instalação em vários dos edifícios em todo o país. O Grupo empresarial indica também que mais de metade da frota de veículos serão elétricos. O objetivo estabelecido pelo Grupo Brisa, e agora divulgado, é de ser um dos líderes nacionais no sector das infraestruturas no uso de energias limpas e renováveis e atingir a neutralidade carbónica em 2040.
Atualmente, indica o Grupo, já possui instalados 2413 painéis fotovoltaicos para autoconsumo no Campus Brisa, sede do Grupo, em Carcavelos, e mais 154 painéis instalados no Túnel Mato Forte, na A10, em Loures. Nos próximos meses, refere o Grupo Brisa, vão ser instalados novos painéis fotovoltaicos nos túneis de Águas Santas, na A4 e de Montemor e Carenque, na A9.
Simultaneamente, o Grupo Brisa está a instalar painéis para produção de energia elétrica nos centros operacionais, nas portagens e em algumas áreas de conforto Colibri. Quando todos estes painéis estiverem a funcionar, a potência instalada deverá atingir cerca de 5 megawatts pico, face aos atuais 1,4 megawatts, o que equivale a uma produção de eletricidade para o consumo de 1600 famílias.
Os parques fotovoltaicos deverão assegurar ao Grupo Brisa uma redução do consumo de rede em 20%, o que deverá evitar a emissão anual de, pelo menos, 816 toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera. Com o sistema de geração de eletricidade a partir da energia solar o Grupo Brisa indica um investimento de 1,2 milhões de euros, mais contratos em modelo PPA (Power Purchase Agreement) com os parceiros EDP e Greenvolt.
O Grupo Brisa indicou também que a par da instalação de painéis para autoconsumo, o plano de descarbonização contempla também a eletrificação da frota. Atualmente 52 por cento dos veículos da frota do grupo são eletrificados, dispondo nas instalações 109 pontos de carregamento.
“O Grupo Brisa está empenhado em encontrar soluções que permitam descarbonizar as nossas operações e assegurar um serviço sustentável para os nossos clientes. A par deste esforço interno, estamos também a reforçar a nossa oferta de pontos de carregamento na rede de autoestradas Brisa que conta já com 186 pontos de carregamento. Contamos ter até ao fim deste ano uma rede de 340 pontos de carregamento rápidos ou ultrarrápidos nas autoestradas da Brisa”, referiu Manuel Melo Ramos, administrador do Grupo Brisa, citado em comunicado do Grupo.
Com o recurso a energias sustentáveis nas instalações do Grupo e a eletrificação da frota, entre outras iniciativas de eficiência energética, deverão ser reduzidas as emissões de CO2 de âmbito 1 e 2 em 60%, até 2030.