Grupo Coral de Jovens de Vancouver na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos

Coro de Câmara da Escola Secundária Regional de S. Patrício, de Vancouver, no Canadá, deu um concerto na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, ontem dia 16 de julho, sob a direção do maestro Tony Araújo.

Grupo Coral de Jovens de Vancouver na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos dirigido pelo maestro Tony Araújo
Grupo Coral de Jovens de Vancouver na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos dirigido pelo maestro Tony Araújo. Foto: Rosa Pinto

Quarenta e quatro vozes sobre a direção de um dos mais emblemáticos maestros e diretores artísticos de coros transformaram o espaço da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos num espaço de música, ou melhor num ambiente em que a harmonia transcendia os sentimentos e os envolvia.

É conhecida a expressão artística das composições musicais dos coros dirigidos por Tony Araújo, e não é a primeira vez que passa por Portugal com o Grupo Coral de Jovens de Vancouver, e ontem foi possível rever, na Igreja dos Jerónimos, a excelência da qualidade artística da performance musical.

Todos os sons e ritmos se desenvolviam numa melodia, tal como numa orquestra em que os diversos instrumentos têm lugar, o grupo coral dos jovens era um único e ao mesmo tempo quarenta e cinco (incluindo o maestro). Cada som, como cada palavra, é levada ao extremo, entra no corpo, transforma os sentidos. É o sentir da melodia, o seu sentido profundo de ser levado pelo fluido criado ao ritmo de cada acorde.

O ‘St Patrick Regional Secondary Concert and Chamber Choirs’ é constituído por alunos do ensino secundário do 10º ao 12º ano. Um coro que já realizou concertos em várias cidades na América do Norte, na América do Sul, na Europa e na Ásia, executado música coral “em todos os estilos e géneros, com um repertório que se estende pelos séculos e pelos quatro cantos do mundo.”

Convidado a participar, em 1999, no Gold Festival, no Kennedy Centre for the Performing Arts, na cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos, tem desde essa data sido galardoado em muitos eventos e festivais, noutras cidades dos Estados Unidos, tais como S. Francisco, Chicago, Salt Lake e Nova Iorque.

De entre outros países, para além do Canadá e dos E.U.A, o grupo coral de jovens de Vancouver já realizou concertos em Cuba, França, Inglaterra e Portugal, e gravou cinco CDs. Destaca-se ainda a atuação em Carnegie Hall e nas Nações Unidas.

O diretor artístico Tony Araújo, como mestre, maestro e professor promoveu “o programa de música coral de St. Patrick Regional Secondary em Vancouver B.C, “que semeou as raízes para os prémios alcançados pelo grupo coral.”

Tony Araújo é para além de diretor do coro de Vancouver, diretor artístico de outros grupos corais, como o ‘Coral British Columbia Boys Choir’, com o qual já vez tournées na China, Austrália, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Costa Rica. É também fundador e Diretor Artístico do Coro de Colégio de Câmara Corpus Christi.

O maestro é frequentemente convidado para realizar palestras e ensinar por todo o noroeste do Pacífico, tendo sido distinguido “pelo Governo do Canadá com o prémio ‘Prime Minister’s Award for teaching Excellenc’ entregue pelo Primeiro-Ministro Canadiano para distinguir aqueles que se notabilizam no ensino pela sua excelência.”

Tony Araújo refere, na apresentação do concerto, que é uma “honra ter a oportunidade de cantar em Portugal”, e considera ser esta “uma experiência e uma tournée muito especial”. Dado que o maestro é um luso-canadiano, descendente de pais portugueses, mãe natural da freguesia de Serzedo, em Guimarães e pai natural de S. Julião dos Passos, em Braga.