Grupo de portugueses é um dos vencedores do concurso europeu para jovens cientistas

Um dos grupos vencedor do Concurso Europeu para Jovens Cientistas é português. Afonso Jorge Soares Nunes, Inês Alves Cerqueira e Mário Covas Onofre fazem parte do grupo vencedor com o projeto “SPIDER-BACH2”.

Grupo de portugueses é um dos vencedores do concurso europeu para jovens cientistas
Grupo de portugueses é um dos vencedores do concurso europeu para jovens cientistas

Os portugueses Afonso Jorge Soares Nunes, Inês Alves Cerqueira e Mário Covas Onofre constituem um dos quatro grupos vencedores da 34.ª edição do Concurso Europeu para Jovens Cientistas (EUCYS).

O grupo dos portugueses vai receber 7.000 euros pelo projeto “SPIDER-BACH2”. O projeto combina saúde e meio ambiente, a partir da produção simultânea de seda de teia de aranha recombinante, juntamente com um peptídeo bioativo com propriedades regenerativas do tecido ósseo, e de hidrogénio verde de uma bactéria marinha, Rhodovulum sulfidophilum, capaz de realizar atividade metabólica sob condições aeróbicas e condições anaeróbicas.

O SPIDER-BACH2 contribui para a mitigação de um problema de saúde global resultante da crescente longevidade da população humana, a osteoporose, através da produção in vitro de osteoblastos, integrando no seu ciclo produtivo a vertente da circularidade e da sustentabilidade ambiental, através da produção de hidrogénio como subproduto das bactérias usadas para o estudo.

A EUCYS é a maior feira científica estudantil da União Europeia (UE) e destaca os melhores resultados científicos dos estudantes na Europa e no resto do mundo. O seu objetivo é incentivar mais jovens dos 14 aos 20 anos a estudarem ciências, tecnologia, engenharia e matemática e a prosseguirem uma carreira científica.

A iniciativa EUCYS é apoiada pelo programa de trabalho do Horizonte Europa: “Alargamento da participação e reforço do Espaço Europeu da Investigação”, e faz parte de uma iniciativa mais ampla para reforçar as ligações entre a ciência e a sociedade, promover a investigação e a inovação responsáveis e fazer avançar o Espaço Europeu da Investigação.