Grupo Volkswagen cria centro de desenvolvimento de software em Lisboa

Grupo Volkswagen cria, em Lisboa, centro de desenvolvimento de software. O centro deverá empregar, a médio prazo, cerca de 300 especialistas de Tecnologias de Informação para desenvolver soluções para processos cooperativos e veículos conectados.

Grupo Volkswagen cria centro de desenvolvimento de software em Lisboa
Grupo Volkswagen cria centro de desenvolvimento de software em Lisboa. Martin Hofmann, CIO do Grupo Volkswagen. Foto: DR

O Grupo Volkswagen está a aumentar competências em Tecnologias de Informação (TI) a nível internacional e acabou de anunciar que está a criar em Lisboa um centro de desenvolvimento de software para o Grupo Volkswagen IT e para a MAN Truck & Bus AG, uma empresa do Grupo no domínio dos veículos comerciais, camiões e autocarros.

Nas instalações do Centro devem vir a trabalhar, a media prazo, cerca de 300 especialistas em TI, especialmente engenheiros de software, programadores de Web e UX designers.

Os especialistas vão concentrar-se no desenvolvimento de soluções de software baseadas em nuvem (cloud) para a digitalização adicional de processos corporativos dentro do Grupo e para veículos conectados.

Para Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a escolha de Lisboa para a instalação do centro é o reconhecimento de que a cidade dispõe de um ecossistema empresarial e de inovação já importante, e o centro do Grupo Volkswagen vai ajudar a fortalecer a economia, que está em crescimento, e a permitir reter talentos criando empregos especializados nas áreas digitais e da mobilidade do futuro.

Martin Hofmann, CIO do Grupo Volkswagen, referiu: “Queremos recrutar especialistas de TI altamente qualificados e altamente motivados em Portugal. O nosso novo centro de desenvolvimento de software em Lisboa será o próximo passo decisivo” do Grupo.

O responsável do Grupo Volkswagen acrescentou: “Estamos a transferir a história de sucesso dos nossos laboratórios digitais em Berlim para Portugal: combinando tarefas interessantes com os métodos de trabalho ágeis mais avançados do cenário de TI.”

Stephan Fingerling, diretor de informações da MAN, referiu: “Estamos gradualmente a deixar de ser um fabricante de veículos comerciais com foco no hardware para nos tornarmos fornecedores de soluções de transporte sustentáveis ​​e inteligentes. Os serviços digitais têm um papel importante a desempenhar nessa transformação.”

O diretor da MAN acrescentou: “Já oferecemos uma ampla gama de serviços online para caminhões na forma de serviços digitais MAN e plataforma RIO. Desde 2017, os nossos clientes têm acesso aos serviços baseados em nuvem em qualquer novo caminhão MAN, na Europa. O novo centro de TI em Lisboa irá impulsionar esses serviços”.

O Grupo Volkswagen tem sido um elemento chave na economia portuguesa há mais de 25 anos. A Volkswagen Autoeuropa, a maior fábrica de automóveis do país, está sediada em Palmela empregando cerca de 5.900 pessoas, atualmente produz o novo T-Roc, o Volkswagen Sharan e o SEAT Alhambra.