GUIdance 2026 apresenta em Guimarães do melhor da criação da Dança Contemporânea com mote “sincronização da diversidade”

GUIdance 2026 apresenta em Guimarães do melhor da criação da Dança Contemporânea com mote
GUIdance 2026 apresenta em Guimarães do melhor da criação da Dança Contemporânea com mote "sincronização da diversidade". Foto: © Sylvie-Ann Paré

A cidade de Guimarães acolhe, de 5 a 14 de fevereiro de 2026, a 15.ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea. Um evento que vai reunir criadores de Portugal, Grécia, Inglaterra, Espanha e Canadá, na cidade Capital Verde Europeia, e sob o mote a “sincronização da diversidade“, cruzando dança contemporânea, pensamento crítico e relação entre corpo humano e natureza.

O programa do festival de Dança Contemporânea integra estreias absolutas e nacionais, coproduções, obras selecionadas pela rede europeia Aerowaves e o regresso de coreógrafos com uma ligação histórica aos 15 anos do festival.

Ao longo da sua programação, a dança acontece de mão dada com a diversidade, passando por vários espaços vimaranenses como o Centro Cultural Vila Flor, o Teatro Jordão e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

O GUIdance consolida-se em 2026, com a sua 15.ª edição, como um dos festivais de referência da dança contemporânea em Portugal e no contexto internacional. Ao longo dos anos “o festival construiu, como uma identidade marcada pela consistência, pela aposta na criação artística contemporânea e pela construção de relações duradouras com criadores de relevância reconhecida.”

Sob o mote “a sincronização da diversidade”, a edição de 2026 “propõe pensar a diversidade como um processo coletivo e dinâmico, onde diferentes corpos, linguagens e imaginários coexistem e se transformam. Num tempo de aceleração tecnológica e de profundas mudanças sociais e ambientais, o corpo emerge como tecnologia de futuro, de memória e reinvenção, tornando-se o principal mediador entre o humano, a comunidade e o mundo natural.”

O evento tem especial significado no ano em que Guimarães é Capital Verde Europeia, ao integrar “de forma transversal a relação entre ser humano e natureza, e afirmando a dança como ferramenta de consciência ecológica e pensamento crítico, navegando por temas como sustentabilidade, interdependência, tempo e ecologia sensível, convocando a dança como ferramenta de consciência e imaginação coletiva.”

O GUIdance 2026 vai reunir “um conjunto de criações que atravessam diferentes gerações, geografias e linguagens da dança contemporânea, colocando o corpo no centro de uma reflexão sobre memória, desejo, comunidade e transformação. O festival afirma-se simultaneamente como espaço de consagração de percursos artísticos e de descoberta de novas vozes, cruzando obras intimistas, criações coletivas e grandes produções internacionais.”

O festival a abre com Olga Roriz, que regressa a Guimarães doze anos depois do seu último solo, “A Sagração da Primavera”. Olga Roriz regressa ao palco a 5 de fevereiro com uma obra profundamente autobiográfica. “O Salvado” que “nasce de um confronto íntimo com a memória, o tempo e a reinvenção, interrogando o que permanece depois da perda e da transformação. Um solo marcado pela urgência de existir e pela maturidade de uma das figuras maiores da dança portuguesa.

No dia 6 de fevereiro, a relação entre identidade, cultura e expressão coletiva surge em “Mercedes máis eu“, dueto de Janet Novás e Mercedes Peón selecionado pela rede Aerowaves, “onde dança e música se fundem num ritual contemporâneo de forte intensidade sensorial e política.”

A 7 de fevereiro, “Tender Riot“, estreia absoluta assinada por um coletivo de sete artistas portugueses, incluindo Ana Rita Xavier, Daniel Conant, Madison Pomarico, Andy Pomarico, Jonas Friedlich, Maurícia Barreira Neves, Belisa Branças, “transforma o palco num espaço de resistência afetiva, explorando a ternura como prática e o coletivo como resposta ao esgotamento do presente.”

Ainda a 7 de fevereiro, o programa inclui o regresso da Compagnie Marie Chouinard, que apresenta em nacional um programa duplo com “Magnificat” e “BodyremixRemix“, “obras que exploram, de forma simultaneamente rigorosa e exuberante, o mistério do corpo, da liberdade e da condição humana, ambas com música de Johann Sebastian Bach.”

Dia 8 de fevereiro, dirigido às crianças a partir dos seis anos de idade, surge “Ocelo” de Daniela Cruz, “um espetáculo sensorial e multidisciplinar que convida a redescobrir o belo. Numa estufa transformada em laboratório de imaginação, três seres em constante metamorfose cruzam movimento, música e palavra, criando uma experiência de espanto, mistério e questionamento, entre realidade e fantasia.”

Dia 12 de fevereiro, em estreia absoluta, Tânia Carvalho apresenta dois novos solos: “O Gesto do Falcão” e “O Sono da Montanha“. Espetáculos concebidos para Bruno Senune e Marta Cerqueira, respetivamente, que aprofundam “a relação singular entre coreógrafa e intérpretes, onde cada corpo se afirma como lugar de experiência e transformação contínua, evocando sensações diversas em quem a executa.”

Dia 13 de fevereiro, a criação emergente ganha particular destaque com a estreia nacional de “Sirens“, de Ermira Goro, também selecionada pela rede Aerowaves, “que propõe uma viagem hipnótica pelo desejo, pelo género e pelas fronteiras entre o humano e o maquínico.”

Dia 14 de fevereiro, em estreia absoluta “Quando Vem a Taciturna de Limiar em Limiar o Presente Frágil“, de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão, “uma obra atravessada por referências literárias e filosóficas que confronta a fragilidade do presente e a condição transitória da existência.”

Ainda no dia 14 de fevereiro, o festival encerra com o aguardado regresso da Akram Khan Company e a estreia nacional de “Chotto Desh“, “uma história comovente a partir do aclamado solo “Desh”, que lhe valeu o Prémio Olivier em 2012. Destinado também a captar a atenção e a imaginação de uma nova geração de jovens espectadores, o espetáculo combina dança contemporânea e dança clássica indiana Kathak para contar uma experiência verdadeiramente encantadora que transcende culturas e gerações, criando um conto envolvente sobre os sonhos e memórias de um jovem que procura encontrar o seu lugar no mundo, num percurso intercultural entre a Grã-Bretanha e o Bangladesh.”

Para além dos espetáculos, o programa do festival inclui debates, conversas com os artistas, visitas às escolas e várias outras ações de mediação cultural, que reforçam a relação com a comunidade e promovem o acesso da dança contemporânea a públicos diversos.

Ao longo de dez dias, o GUIdance 2026 transformará Guimarães num campo sensível de encontro onde corpos, ideias e imaginários que se cruzam, “propondo a dança como lugar de empatia, de pensamento crítico e de possibilidade — um exercício coletivo para sincronizar o que parece improvável.”

Bilhetes – acesso aos espetáculos

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda em oficina.bol.pt e presencialmente nas bilheteiras de equipamentos geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina (LO), bem como entidades aderentes da BOL. A edição de 2026 contempla a possibilidade de aquisição de assinaturas que garantem acesso a 2, 3 ou 4 espetáculos à escolha, com descontos de 10%, 20% e 30% respetivamente. A informação relativa aos espetáculos do GUIdance 2026 encontra-se disponível online em www.aoficina.pt.