Guimarães adere à Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia

Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia para orientar regiões e comunidades em direção à resiliência climática, até 2030, conta com o Município de Guimarães como signatário.

Guimarães adere à Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia
Guimarães adere à Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia. Foto: DR

O Município de Guimarães é um dos 48 municípios, comunidades intermunicipais e regiões portuguesas signatários da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia. Uma Iniciativa que tem como objetivo orientar regiões e comunidades europeias em direção à resiliência climática, até 2030.

Até agora, Portugal é o país com o maior número de signatários na Missão, seguido por Espanha, com 24, e França, com 22. O Município de Guimarães, com todos os outros 302 signatários, pretende “cooperar, mobilizar recursos e desenvolver ações que permitam, de forma inclusiva e envolvendo os agentes locais, alcançar os objetivos de adaptação climática definidos pela União Europeia”.

A iniciativa da União Europeia “pretende acompanhar, até 2030, um mínimo de 150 regiões europeias no percurso em direção à resiliência climática”, e para isso “serão promovidas iniciativas que contribuam para ajudar as regiões a compreender os riscos climáticos que enfrentam e enfrentarão no futuro, a desenvolver estratégias que permitam uma melhor preparação face às alterações climáticas e a testar, no terreno, soluções inovadoras para se tornarem mais resilientes”.

Para atingir os objetivos já está disponível a plataforma de implementação MIP4Adapt, para “reforçar a cooperação entre os participantes, prestar apoio técnico e promover a formação, através da partilha de experiências e de informações relevantes”.

Para que as entidades envolvidas passam dar o seu melhor contributo o programa Horizon Europe, da Comissão Europeia, dispõe de um orçamento de 138 milhões de euros para 2023-2024, para financiar projetos que se enquadrem em investigação e inovação.

A Missão de Adaptação às Alterações Climáticas é uma das cinco Missões lançadas pela Comissão Europeia, em setembro de 2021, para encontrar soluções para dar resposta a alguns dos principais desafios enfrentados pela sociedade. Reconhecendo a comunidade europeia que “um clima mais quente é inevitável, tornando-se necessária uma melhor preparação para enfrentar os efeitos das alterações climáticas”.

O município de Guimarães indica que também está envolvido na Missão Cidades – uma iniciativa dedicada à neutralidade climática urbana –, enquanto única “cidade piloto” do país no projeto NetZeroCities.