Há mais estudantes a escolher a Universidade do Minho

Cursos de Medicina, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Biomédica atingiram as notas mais altas de entrada na Universidade do Minho. Este ano são recebidos 2820 novos estudantes colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso.

Há mais estudantes a escolher a Universidade do Minho
Há mais estudantes a escolher a Universidade do Minho. Foto: DR

A Universidade do Minho recebe, este ano letivo, 2820 novos estudantes colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, mais 40 face a 2018/19 e mais 99 que no ano letivo de 2017/2018.

A maioria dos candidatos entrou em primeira opção com a instituição a atingir os 3613 candidatos em primeira opção, o que para os responsáveis da Universidade “evidencia a capacidade de atração e a sua reputação”.

O Reitor Rui Vieira de Castro explicou: “Preenchemos 98% das 2869 vagas a concurso e, em cerca de três quartos dos cursos, a nota mínima de entrada subiu, o que representa uma progressão importante face aos resultados do último ano”

O responsável pela Universidade acrescentou: “São bons resultados, que exprimem a cada vez maior adequação e qualidade da nossa oferta educativa, correspondendo às motivações e aos interesses de quem pretende ingressar no ensino superior”.

De entre as 57 licenciaturas e mestrados integrados que são oferecidos pela Universidade, o curso de Medicina mantém-se no top 10 nacional da média mais alta de acesso, situando-se nos 182,2 valores. A Engenharia e Gestão Industrial vêm a seguir com 175,8 e a Engenharia Biomédica com 170,6.

O volume de colocados na Universidade do Minho é liderado pelos cursos de Engenharia Informática com 170 estudantes, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação com 140, Medicina com 120 e Direito com 110.

A Universidade passou a ministrar, este ano, o curso Negócios Internacionais em regime diurno, com as 31 vagas já ocupadas. Toda a oferta pós-laboral ficou preenchida, designadamente Contabilidade, Direito, Educação, Marketing e Música, este último curso objeto de concurso local.

Rui Vieira de Castro referiu que a nível nacional houve, neste concurso de acesso, mais 3,4% de candidatos e mais colocados face ao ano anterior, e por isso, “é uma boa notícia para as instituições de ensino superior e para o país. Portugal precisa de mais pessoas no ensino superior, como condição importante para o seu desenvolvimento social e económico”.

A Universidade divulgou que a segunda fase de candidaturas decorre até 20 de setembro e os resultados são divulgados no dia 26, e que esta semana é dominada pelas matrículas e a próxima por atividades de integração, e que no dia 16 de setembro está prevista a sessão de boas-vindas aos novos estudantes, pelo Reitor.