Historiador Daniel Bastos fala em Santiago de Compostela sobre a emigração portuguesa

‘Gérald Bloncourt – O fotógrafo da emigração portuguesa’ é o tema da conferência que o historiador Daniel Bastos profere, no dia 15 de novembro, na Universidade de Santiago de Compostela, inserida em Cátedra UNESCO.

Daniel Bastos, Escritor e Historiador
Daniel Bastos, Escritor e Historiador. Foto: DR

O historiador Daniel Bastos é um dos oradores convidados do II Seminário da Cátedra das Migrações “Galegos e portugueses além da sua terra”, promovido pela Cátedra UNESCO da Universidade de Santiago de Compostela, no próximo dia 15 de novembro.

Daniel Bastos, o investigador da nova geração de historiadores portugueses, irá fazer uma comunicação intitulada “Gérald Bloncourt – O fotógrafo da emigração portuguesa”. A iniciativa decorrerá na Faculdade de Geografia e História, da Universidade de Santiago de Compostela.

O historiador tem um percurso alicerçado no seio da Lusofonia, com diversas participações em conferências nacionais e internacionais, assim como artigos e livros publicados no domínio da História e Emigração Portuguesa,

Daniel Bastos é autor do livro “Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”, uma edição bilingue, que conta com prefácio do pensador Eduardo Lourenço, e que foi concebida a partir do espólio do conhecido fotógrafo francês Gérald Bloncourt que imortalizou a história da emigração portuguesa para França nos anos 60 e 70.