Holigen vai cultivar e processar canábis em Aljustrel

INFARMED autorizou a RPK Biopharma, subsidiária da Holigen, a plantar canábis em Aljustrel. Os clones de canábis devem chegar do Canadá pela empresa The Flowr Corporation, que já dispõe de autorização de exportação. O projeto prevê uma produção anual de 500 mil quilos.

Holigen vai cultivar e processar canábis em Aljustrel
Holigen vai cultivar e processar canábis em Aljustrel. Imagem: CC

A empresa Holigen Holdings Limited (Holigen) por intermédio da subsidiária RPK Biopharma, Unipessoal Lda., recebeu autorização da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – INFARMED para plantar canábis em Aljustrel. Por sua vez a The Flowr Corporation (Flowr), que tem em curso a aquisição da Holigen, também recebeu, da Health Canada, uma licença de exportação, que lhe permite enviar uma remessa inicial de clones de canábis para Portugal a partir do seu campo Kelowna, indicou a Flowr, em comunicado.

Vinay Tolia, CEO da Flowr, referiu: “A autorização do INFARMED para plantar canábis em Aljustrel é um marco importante no desenvolvimento deste projeto, que é um pilar nos nossos esforços para servir o mercado mundial de canábis medicinal. Aljustrel é uma das maiores licenças de cultivo exterior da The Flowr Corporation no mundo desenvolvido, e será instrumental no fornecimento em larga escala e a baixo custo de extrato de canábis para ingredientes farmacêuticos ativos (API) e óleos no mercado europeu”

O responsável da Flowr acrescentou: “Os meus parabéns à equipa da Holigen por conduzir este projeto até esta fase de uma maneira tão eficiente. É uma prova da sua competência em processos de licenciamento, que nos deixa muito entusiasmados para contribuir com os nossos conhecimentos de cultivo nesta oportunidade impressionante”.

Aljustrel é um uma das duas instalações em desenvolvimento pela Holigen para produção, extração e fabrico de canábis em Portugal. Tendo sido designado como um Projeto de Interesse Nacional (PIN) pelo governo português. Uma designação que permite que projeto tenha uma implementação mais rápida por maior facilidade nos processos regulamentares de licenciamento, bem como potencia o acesso ao financiamento.

O plano da Holigen consiste em construir e operar no cultivo de canábis numa propriedade com mais de 650.000 metros quadrados, e com uma capacidade potencial anual combinada de flores secas de canábis de aproximadamente 500.000 quilogramas.

Para além das operações de cultivo, faz parte do projeto que Aljustrel inclua instalações de processamento da cannabis para apoiar planos de distribuição de produtos medicinais e ingredientes farmacêuticos ativos em mercados na Europa, Austrália e Ásia. A Holigen está na fase final de receber todas as licenças necessárias para operar em Aljustrel.