Hospitais do SNS vão contratar 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais

Ministério da Saúde indica que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde vão proceder de imediato ao processo para contratação de 850 profissionais de saúde para satisfazer necessidades permanentes. É a primeira contratação de 2019.

Hospitais do SNS vão contratar 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais
Hospitais do SNS vão contratar 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais. Foto: DR

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão dar início imediato ao procedimento para a contratação de 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais. Uma contratação para satisfazer necessidades permanentes das unidades de saúde.

A esta contratação é autorizada por despacho conjunto do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério das Finanças para contratos por tempo indeterminado, e assim para além de vão cobrirem “as necessidades permanentes de serviço”, vão também permitir uma melhor gestão dos recursos para em simultâneo satisfazer as necessidades sazonais, nomeadamente as “associadas ao período de inverno e ao surgimento de síndromas gripais e respiratórios.”

Os hospitais podem de imediato dar início aos procedimentos necessários à celebração de contratos, indicando o MS que se “trata do primeiro reforço de recursos humanos para 2019.”

​O Ministério da Saúde recomenta aos cidadãos que, nesta época de inverno, sigam as recomendações da Direção-Geral da Saúde sobre as consequências das temperaturas baixas e recorram em primeiro lugar ao SNS 24 (808 24 24 24) e aos cuidados de saúde primários – que terão horários alargados – antes de se dirigirem às urgências dos hospitais.