IAN apresenta disco “RaiVera” ao vivo no Lux Frágil em Lisboa

IAN apresenta o seu disco de estreia "RaiVera" ao vivo no Lux Frágil, em Lisboa, no dia 24 de outubro, sábado, às 21h00.

IAN apresenta disco
IAN apresenta disco "RaiVera" ao vivo no Lux Frágil em Lisboa

No Lux Frágil, em Lisboa, no dia 24 de outubro, sábado, às 21h00, IAN apresenta o seu disco de estreia “RaiVera” ao vivo. Um concerto segue-se ao espetáculo de arranque da digressão de apresentação deste novo trabalho que integra a programação do Westway LAB 2020 e acontece no CCVF / Grande Auditório, em Guimarães no dia 15 de outubro, 5ª feira, pelas 23h30.

“RaiVera” é o disco de estreia de IAN, projeto a solo da violinista Ianina Khmelik (violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música), editado a 21 de agosto pela Vespertine Records.

Este disco é sobretudo um exercício de liberdade, algo que IAN muito preza e pratica, quer na forma magnífica como funde a eletrónica com melodias cativantes, quer na atitude que transmite em palco, com uma imagem fortíssima.

O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções deste disco. Mas ao mesmo tempo não o desmentem. As canções de “RaiVera” são narrativas, pequenas vinhetas ora melancólicas (Again), mais festivas (Good Girl – 1º SIngle) ou dolorosas (a magnífica Vera que fecha o disco de forma mais que perfeita) – consultar texto completo de apresentação do disco AQUI.

Além dos singles “Boarding Now”, editado em 2019, e “Good Girl” lançado agora, o disco de estreia de IAN conta com um total de nove temas originais, incluindo uma colaboração com Pedro Oliveira (Sétima Legião).

Através deste projeto, IAN procura distanciar-se do seu trabalho como violinista clássica, quer na música quer na imagem que apresenta em palco. IAN e Ianina são de facto a mesma pessoa mas com maneiras artísticas diferentes.

“RaiVera” é um neologismo composto que em russo significa “paraíso” (rai) e “fé” (vera). Nesta aglutinação dos dois termos, nasce o nome do disco que, tal como IAN, é a conjugação das várias influências musicais, pessoais e profissionais.