IAN apresenta novo vídeo para single “Boarding Now”

IAN, de nome próprio Ianina Khmelik, violinista russa, nascida em Moscovo, residente em Portugal há mais de duas décadas, cantautora e violinista na Orquestra Sinfónica do Porto, lança novo vídeo "Boarding Now".

IAN apresenta novo vídeo para single
AN apresenta novo vídeo para single "Boarding Now". Foto: DR

O projeto IAN caracteriza-se pela fusão de elementos pop, trip-hop e eletrónica com uma forte presença de instrumentos clássicos como piano acústico e violino, frutos da experiência clássica de Ianina Khmelik (IAN).

A artista russa cantautora e violinista na Orquestra Sinfónica do Porto editou recentemente o single “Boarding Now”, e lança agora o teledisco para o tema, um vídeo realizado e protagonizado pela própria.

Este vídeo e single representam a pré apresentação do seu disco de estreia (primeiro longa-duração), com edição agendada para o 1.º trimestre do ano de 2020. Um vídeo feito de memórias de uma vida, e com uma canção muito importante no percurso da IAN enquanto artista. São momentos da vida e de viagens que marcaram IAN, nomeadamente a recente digressão no México, local onde a grande maioria das imagens foi captada.

Com letra e composição de IAN, o single “Boarding Now” conta com a produção de Nuno Gonçalves (The Gift) e mistura/masterização pelos Mars Records Moscow/ Georgiy Stefanov & Alex Suprunov.

Ianina Khmelik chegou a Portugal com 15 anos. Sozinha com o seu violino, que a acompanha desde os 4 anos de idade. A primeira digressão pelo mundo fora na Orquestra Virtuosos de Gnessin, com apenas 8 anos, levou-a um pouco por todo o mundo. Desde cedo se percebeu que o seu talento para a música era inato.

Hoje é 1.º violino na Orquestra da Casa da Música do Porto. Todas as semanas na Sala Suggia interpreta os clássicos e os contemporâneos de forma exímia. A vida de IAN nasce depois das pautas e da música dita clássica. O rigor e a estética fazem também o resto do seu caminho.

Março de 2018 marcou o início da sua grande aventura em nome próprio.Lançado o Ep #1 com dois temas, WEIRD e WAR, apresentou-os ao vivo no México (maio) e na Rússia (junho) e fez também a primeira parte dos The Gift nos Coliseus de Lisboa e Porto.

Outubro de 2018 trouxe um novo EP, com 3 canções, encabeçado por “Spring or desire”, um novo vídeoclipe estreado em televisão e o Airplay de rádio a nível nacional.

Em novembro de 2018 apresentou-se no Festival para gente sentada (Braga) e no Super Bock em Stock (Lisboa).

O ano de 2019 iniciou-se com o concerto no festival Clap Your Hands Say F3st! organizado pela Fade In, Omnichord Records e Rastilho Records, continuando um pouco pelo país fora: Plano B (Porto), Clinic (Alcobaça), Museu Municipal de Faro, entre outros.

O verão de 2019 fica marcado como o “verão no estúdio” – em preparação para o lançamento do seu primeiro álbum.

Em outubro deste ano fez uma digressão por várias cidades no México.

Ficha técnica vídeo “Boarding Now”
Realização – IAN
Direcção de fotografia – Ana Hop (MEX)
Captação de Imagem – David Diaz Medina (MEX)
Edição e Montagem – Aidan Kless – LARJ Studios (PT)
Grande parte das imagens recolhidas na digressão IAN no México em OUT 2019

Ficha técnica single “Boarding Now”
Letra e Música – IAN
Produção: Nuno Gonçalves
Engenheiro de som : Andrés Malta
Extra Beats: Francisco Reis
Mistura e Master: Mars Records Moscow / Georgiy Stefanov & Alex Suprunov
Fotos – Ana Hop Sleve
Design – Blue House Art
Gravado em setembro de 2019 nos Estudios Casa Azul em Alcobaça.