Ideias inovadoras para prevenção de incêndios podem ser premiadas

Portugal Inovação Social procura ideias inovadoras para prevenção de incêndios e para revitalizar as zonas afetadas. Os empreendedores devem candidatar-se até 11 de maio de 2018. As cinco melhores ideias são apresentadas na ‘Aldeia da Inovação Social’.

0
Ideias inovadoras para prevenção de incêndios podem ser premiadas
Ideias inovadoras para prevenção de incêndios podem ser premiadas. Foto: Rosa Pinto

A Portugal Inovação Social em parceria com o IES – Social Business School está à procura das melhores ideias para atuar na prevenção de incêndios ou para revitalizar as zonas afetadas por incêndios florestais.

A iniciativa terá o desenvolvimento no evento ‘Aldeia da Inovação Social’, o primeiro evento do género organizado pela Portugal Inovação Social que, nos dias 4 e 5 de julho, se instala na aldeia de Cerdeira, serra da Lousã, uma das regiões afetadas pelos incêndios que devastaram o centro do país em 2017.

O concurso lançado pela Portugal Inovação Social está aberto até ao dia 11 de maio. As cinco equipas que proponham as melhores ideias, vão participar numa formação intensiva de dois dias – Bootcamp em Empreendedorismo Social – a realizar na Cerdeira, durante a Aldeia da Inovação Social. As equipas recebem acompanhamento, mentoria e apoio à incubação dos projetos por parte do IES – Social Business School.

As cinco equipas selecionas e que participara na formação apresentam publicamente o trabalho desenvolvido perante potenciais parceiros e investidores na final dessa formação.

A Aldeia da Inovação Social é organizada pela Portugal Inovação Social, em parceria com a Câmara Municipal da Lousã. Um evento que torna Cerdeira “num lugar de partilha e interação, onde em cada rua podem ser descobertos os projetos de inovação social mais emblemáticos que atualmente se desenvolvem em Portugal, bem como as entidades e empreendedores sociais que estão a contribuir ativamente para melhorar o modo como vivemos.”

Na Aldeia da Inovação Social é possível “discutir ideias, partilhar experiências, aprender boas práticas ou inspirar novas histórias de sucesso são alguns dos objetivos desta iniciativa inédita.”

A Portugal Inovação Social apoia atualmente 137 projetos inovadores na resolução de problemas sociais, sendo: 99 intervenções de Capacitação para o Investimento Social; 3 Títulos de Impacto Social e 35 projetos Parcerias para o Impacto. Os projetos envolvem um total de cerca de 12 milhões de euros em investimento público.

“Ainda para este ano está prevista a aprovação de novos projetos no âmbito dos instrumentos de financiamento Títulos de Impacto Social e Parcerias para o Impacto, designadamente na região do Algarve, para onde a Portugal Inovação Social estendeu recentemente a sua atuação.”

Iniciativa Portugal Inovação Social

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional, pioneira na Europa, criada para promover a inovação e o empreendedorismo social em Portugal, através da mobilização de cerca de 150 milhões de euros em Fundos da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020.

Portugal Inovação Social gere 4 instrumentos de financiamento que se complementam e que acompanham o ciclo de vida dos projetos: Capacitação para o Investimento Social; Parcerias para o Impacto; Títulos de Impacto Social e Fundo para a Inovação Social.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!