Ideias inovadoras para prevenção de incêndios podem ser premiadas

Portugal Inovação Social procura ideias inovadoras para prevenção de incêndios e para revitalizar as zonas afetadas. Os empreendedores devem candidatar-se até 11 de maio de 2018. As cinco melhores ideias são apresentadas na ‘Aldeia da Inovação Social’.

Ideias inovadoras para prevenção de incêndios podem ser premiadas
Ideias inovadoras para prevenção de incêndios podem ser premiadas. Foto: Rosa Pinto

A Portugal Inovação Social em parceria com o IES – Social Business School está à procura das melhores ideias para atuar na prevenção de incêndios ou para revitalizar as zonas afetadas por incêndios florestais.

A iniciativa terá o desenvolvimento no evento ‘Aldeia da Inovação Social’, o primeiro evento do género organizado pela Portugal Inovação Social que, nos dias 4 e 5 de julho, se instala na aldeia de Cerdeira, serra da Lousã, uma das regiões afetadas pelos incêndios que devastaram o centro do país em 2017.

O concurso lançado pela Portugal Inovação Social está aberto até ao dia 11 de maio. As cinco equipas que proponham as melhores ideias, vão participar numa formação intensiva de dois dias – Bootcamp em Empreendedorismo Social – a realizar na Cerdeira, durante a Aldeia da Inovação Social. As equipas recebem acompanhamento, mentoria e apoio à incubação dos projetos por parte do IES – Social Business School.

As cinco equipas selecionas e que participara na formação apresentam publicamente o trabalho desenvolvido perante potenciais parceiros e investidores na final dessa formação.

A Aldeia da Inovação Social é organizada pela Portugal Inovação Social, em parceria com a Câmara Municipal da Lousã. Um evento que torna Cerdeira “num lugar de partilha e interação, onde em cada rua podem ser descobertos os projetos de inovação social mais emblemáticos que atualmente se desenvolvem em Portugal, bem como as entidades e empreendedores sociais que estão a contribuir ativamente para melhorar o modo como vivemos.”

Na Aldeia da Inovação Social é possível “discutir ideias, partilhar experiências, aprender boas práticas ou inspirar novas histórias de sucesso são alguns dos objetivos desta iniciativa inédita.”

A Portugal Inovação Social apoia atualmente 137 projetos inovadores na resolução de problemas sociais, sendo: 99 intervenções de Capacitação para o Investimento Social; 3 Títulos de Impacto Social e 35 projetos Parcerias para o Impacto. Os projetos envolvem um total de cerca de 12 milhões de euros em investimento público.

“Ainda para este ano está prevista a aprovação de novos projetos no âmbito dos instrumentos de financiamento Títulos de Impacto Social e Parcerias para o Impacto, designadamente na região do Algarve, para onde a Portugal Inovação Social estendeu recentemente a sua atuação.”

Iniciativa Portugal Inovação Social

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional, pioneira na Europa, criada para promover a inovação e o empreendedorismo social em Portugal, através da mobilização de cerca de 150 milhões de euros em Fundos da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020.

Portugal Inovação Social gere 4 instrumentos de financiamento que se complementam e que acompanham o ciclo de vida dos projetos: Capacitação para o Investimento Social; Parcerias para o Impacto; Títulos de Impacto Social e Fundo para a Inovação Social.