IFD já disponibilizou mais de 950 milhões de euros

A IFD tem vindo, desde 2017, a garantir uma maior rapidez no financiamento direcionado a pequenas e médias empresas e de média capitalização (midcaps). Um financiamento que já ultrapassou os 950 milhões de euros.

IFD já disponibilizou mais de 950 milhões de euros
IFD já disponibilizou mais de 950 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) tem vindo a operacionalizar as soluções de financiamento direcionado a pequenas e médias empresas e de média capitalização (midcaps) através de garantias, empréstimos e instrumentos de capital. Esta operacionalização tem contribuído para facilitar o acesso ao financiamento e para a estabilização da situação financeira das empresas e reforço da sua autonomia financeira.

A IFD indicou que até agora já “obteve financiamento de 450 milhões euros, garantido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Banco do Conselho da Europa (BEC)” e que “gere 534 milhões de euros provenientes de fundos com origem nacional e comunitária, com origem no IAPMEI e nos programas operacionais do Portugal 2020”.

A estratégia da IFD ao “atrair capitais privados com os instrumentos financeiros de política pública”, está “a contribui decisivamente para a redução de insuficiências de mercado”. Atualmente os instrumentos financeiros geridos pela IFD podem “fornecer financiamento de mais de 2,710 milhões de euros a PME e midcaps”.

A IFD, em parceria com o Ministério da Economia (ME) e a Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia (REPER) organizou ontem o evento Investing in the EU: The Role of National Promotional Banks – The Portuguese Case, na Representação Permanente Portuguesa, em Bruxelas. Um evento que contou com a presença de Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia.

No encontro o Banco Europeu de Investimento (BEI) apresentou as suas atividades em Portugal e salientou os benefícios da parceria com a IFD. A Comissão Europeia, através da DG ECFIN, também esteve presente no evento, onde apresentou as perspetivas sobre a implementação do novo fundo InvestEU.

Durante os quase cinco anos de existência a IFD estabeleceu parceria com o sistema nacional de garantia mútua e 14 bancos portugueses, com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), com 18 fundos de Venture Capitals e 59 sociedades de Business Angels. As parcerias permitiram disponibilizar canais complementares de oferta de financiamento às empresas.

A IFD é uma instituição grossista, que disponibiliza os seus instrumentos financeiros através da rede de intermediários financeiros, constituída pelas parcerias, numa lógica de complementaridade, suprindo falhas de mercado.

No contexto internacional a IFD desenvolveu ainda uma importante rede de relações, integrando a Network of European Financial Institutions for Small and Medium Enterprises (NEFI), a European Associations Long-term Investors (ELTI), a Invest Europe, a European Venture Fund Investors Network (EVFIN) e os conselhos consultivos técnicos do Grupo European Investment Bank (EIB). Esta rede de relações permite “partilhar e implementar as melhores páticas a nível europeu de investimento e financiamento de empresas”.