Incêndios na Grécia mobiliza ajuda adicional pela União Europeia

Grécia tem sofrido violentos incêndios com mais de 85 mortos, dezenas de feridos graves e um número indeterminado de desaparecidos, um balanço ainda provisório. Portugal, como outros Estados-membros está a oferecer ajuda no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Incêndios na Grécia mobiliza ajuda adicional pela União Europeia
Incêndios na Grécia mobiliza ajuda adicional pela União Europeia. Foto: UE/Mauro Bottaro (arquivo)

O Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, na sequência dos incêndios que têm vindo a assolar a Grécia já há alguns dias, e provocado a morte a mais de 85 pessoas, coordena uma ajuda vinda de vários Estados-Membros.

Christos Stylianides, Comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, referiu que a Itália e a Roménia já tinham enviado 4 aviões e que as forças terrestres de Chipre já tinham começa a operar, e que Espanha, Bulgária, Croácia, Portugal, Malta e Montenegro também ofereceram através do Mecanismo Europeu.

O sistema de satélite Copernicus da União Europeia (UE) foi também ativado para fornecer às autoridades mapas altamente pormenorizados. A Comissão continua a ajudar os outros Estados-Membros que solicitaram auxílio. Na Suécia, o apoio da UE prossegue com 7 aviões, mais de 300 bombeiros e 60 veículos, que já operam nas zonas afetadas.

Na Letónia, o sistema de comunicações por satélite Copernicus da UE foi ativado para ajudar as autoridades nacionais a fazer uma cartografia das zonas de risco. A Comissão cofinancia os custos de transporte da assistência através do Mecanismo de Proteção Civil da UE e estabelece ligações entre todas as autoridades de proteção civil da Europa.

A Comissão propôs o reforço da resposta da Proteção Civil na UE através do rescEU, um modelo para que, em caso de catástrofes múltiplas, os Estados-Membros estejam mais bem preparados para as enfrentar. A proposta do rescEU é um elemento central da agenda do atual presidente da Comissão Europeia.