
A União Europeia (UE) pretende aumentar uma cooperação com a Ucrânia na área das indústrias de defesa. No segundo Fórum da Indústria de Defesa UE-Ucrânia, que teve lugar em Bruxelas, no dia 12 de maio, e que acolheu mais de 500 representantes, teve o objetivo de reforçar a cooperação e a integração entre as indústrias de defesa ucranianas e da UE.
Os representantes das indústrias de defesa da UE e da Ucrânia reforçaram, no Fórum, a cooperação, incentivando as compras conjuntas e a ajuda à Ucrânia para se obter capacidades em áreas prioritárias. “Uma indústria de defesa forte e capaz é crucial para colocar a Ucrânia numa posição de força para se defender e impedir qualquer agressão futura”, é um compromisso assumido pela UE.
A Task-Force UE-Ucrânia sobre Cooperação Industrial de Defesa, começou a abrir caminho a potenciais projetos entre as indústrias de defesa da UE e da Ucrânia, tendo a Ucrânia e a Associação das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa da Europa assinado um memorando de entendimento para reforçar a cooperação industrial de defesa. As iniciativas foram criadas para atrair maiores investimentos da UE no setor da defesa da Ucrânia e aprofundar os laços industriais entre os dois lados.