Insolvências aumentam mais de 19% no primeiro trimestre de 2024

Insolvências aumentam mais de 19% no primeiro trimestre de 2024
Insolvências aumentam mais de 19% no primeiro trimestre de 2024. Foto: Rosa Pinto

Número de empresas insolventes em Portugal cresceu 19,5% no primeiro trimestre de 2024 face ao mesmo período de 2023. Os dados são da análise elaborada pela COSEC – Companhia de Seguro de Créditos.

As microempresas foi o segmento que se verificou o maior número de insolvências, com 67% no primeiro trimestre de 2024. Em termos de tempo de vida das empresas o número mais elevado de insolvências verificou-se nas empresas com uma década, ou mais, de vida, atingindo os 52% nos primeiros três meses de 2024.

Geograficamente, o Porto foi o distrito que registou o maior número de insolvências – 182, o que representa um crescimento em 42% face ao período homólogo -, seguido pelo distrito de Lisboa que registou uma subida de 34% face ao primeiro trimestre do ano passado, ao registar 120 insolvências em 2024.

Durante este primeiro trimestre, o setor dos serviços registou 133 insolvências, tornando-se o setor mais afetado, seguido pelo setor têxtil, que agora substituí neste lugar o setor do retalho, e o setor da construção.

Quando a economia portuguesa mostra alguns sinais de aceleração, a análise da COSEC mostra que as margens das empresas continuaram ainda a sentir pressão no primeiro trimestre do ano. As projeções recentes da Allianz Trade sugerem uma inflação de 2,3% para este ano, o que é ligeiramente abaixo da média da Zona Euro, que deverá registar uma inflação de 5,6% em 2024.

“No último ano, assistimos a um cenário marcado por elevados níveis de incerteza económica. Neste momento, as projeções da Allianz Trade indicam que embora o panorama económico em Portugal esteja a dar alguns sinais de recuperação, é ainda recomendada alguma cautela, uma vez que continuará a existir uma diversidade de fatores geopolíticos que poderá influenciar os mercados financeiros. Os valores que se verificaram no primeiro trimestre de 2023 indicam precisamente que será benéfico ainda adotar uma postura de cautela nesta fase”, afirmou André Granado, Administrador Executivo da COSEC.

As últimas previsões da Allianz Trade, acionista da COSEC- Companhia de Seguro de Crédito, estimam que o produto interno bruto (PIB) de Portugal deverá crescer 1,3% em 2024. Relativamente à inflação, a líder mundial em Seguro de Crédito estima que Portugal deverá fechar o ano de 2024 com uma taxa de 2,3%, encaminhando-se para o objetivo do Banco Central Europeu, que é uma inflação próxima dos 2%.