Instagram Content Lab Day no Mercado de Matosinhos

Durante o dia 29 de junho, três dos mais influentes instagramers portugueses, Kitato, Wandson Lisboa e João Bernardino, dinamizam atividades ligadas à fotografia, ao vídeo e ao stop motion. O Mercado de Matosinhos é o estúdio e o lugar a focar.

Instagram Content Lab Day no Mercado de Matosinhos
Instagram Content Lab Day no Mercado de Matosinhos. Foto: DR

O Mercado Municipal de Matosinhos é transformado num estúdio de Instagram durante todo o dia 29 de junho, uma designer e três dos mais influentes instagramers portugueses (com uma audiência acumulada de cerca de 230 mil seguidores) vão acolher todos os interessados num laboratório criativo em fotografia, vídeo e stop motion.

Os participantes vão fotografar o Mercado de Matosinhos e partilhar as imagens no Instagram, mostrando ao mundo um equipamento comercial que em maio foi objeto de amplo destaque nas revistas “Time Out Porto” e “Evasões”. O mercado, classificado como Monumento de Interesse Público, será, assim, um verdadeiro estúdio de Instagram e o epicentro da rede. Toda a comunidade portuguesa do Instagram está convocada para se juntar a esta experiência.

No mercado vão estar uma designer, três influenciadores, uma tela que funcionará como uma folha em branco à espera de ser preenchida com a criatividade dos participantes e um estúdio improvisado de cinema de animação, no qual os vegetais, a fruta e os peixes ganharão uma nova vida em pequenos vídeos prontos a serem colocados na rede. A manhã será dedicada à fotografia e a tarde à edição, e o resultado do laboratório é exposto ao fim do dia.

Maria João Branco, João Bernardino (@joao.bernardino), Luís Octávio Costa (@kitato) e Wandson Lisboa (@wandson) vão estar atentos às pessoas que trabalham no mercado e às dinâmicas do seu quotidiano. As bancas de peixe fresco, a fruta, os legumes, o feijão a granel e o talho, mas também a arquitetura e os projetos emergentes, das bicicletas, ao design, passando pelas viagens, pelo sushi, pelo café ou pelo pão, estarão a postos para dar cor às imagens e à criatividade de todos os participantes.

O Day Lab contará com ações de Stop-motion Lab, Video Lab, Portrait Wall e Edit Lab, sempre acompanhadas pelos quatro criativos convidados. Os resultados serão partilhados ao longo do dia na página de instagram do Mercado de Matosinhos e no hashtag #labday_mercadomunicipal. Para participar, basta aparecer e fazer parte desde mercado em tempo e modo real.

A iniciativa integra-se no programa municipal de dinamização e revitalização do comércio tradicional da Rua Brito Capelo, das ruas envolventes e do Mercado Municipal de Matosinhos. O programa inclui um conjunto de propostas que, durante o verão, convocam o público a marcar presença numa das mais tradicionais zonas comerciais do concelho, num ambiente que se pretende de proximidade e de celebração partilhada entre público e comerciantes.

INSTAGRAM CONTENT LAB DAY

@joao.bernardino

Um cargueiro atracado e uma pilha periclitante de contentores. Uma embarcação em faina de pesca à deriva. A conta dele cresce como uma partida de Jenga, uma estrutura cada vez maior e movimentos cada vez mais arriscados à medida que o jogo progride. O risco também faz parte das fotografias de João Bernardino. Instagramer obstinado, cirúrgica edição de fotografias, tem desenvolvido nos últimos anos diversos projetos de marketing digital, onde se destacam projetos para a Fujifilm e a Porto Cruz.

@kitato

Vianense, Luís Octávio Costa é jornalista do Público desde 1998. Cobriu todas as competições futebolísticas do mundo, ajudou a fundar o P3 e atualmente explora o mundo ao serviço da Fugas, revista de Viagens e Gastronomia onde escreve e fotografa. Viaja cada vez mais — e cada vez mais longe. Lá dentro, no Instagram, onde vive desde 2011, assina @kitato e gosta de virar o mundo do avesso — ou será que o mundo já é mesmo assim? Coleciona destaques nesta rede social e já participou em variadíssimos encontros de instagramers em Portugal e no estrangeiro. Em 2015 foi escolhido pelo Huffington Post como um dos dez mais criativos instagramers do mundo.

@wandson

Este é o universo em que os seres humanos são transformados em brinquedos, enquanto estes ganham emoções — e vida. Nas mãos de Wandson Lisboa, “nativo digital de profissão e designer gráfico e ilustrador nos tempos livres”, as duas categorias (leia-se brinquedos e amigos) confundem-se. “A vida já é suficientemente aborrecida como é”, diz @wandson.

Maria João Branco

Responsável pelo estúdio de stop-motion. Docente de Cinema de Animação e Tecnologias Digitais da ESAG. Mestre em Animação Digital pela UCPorto.