Insuficiência cardíaca é uma das principais epidemias do século XXI

Iniciativa da Associação Bate Bate Coração, para promover a sensibilização para a insuficiência cardíaca, no âmbito Dia Mundial da Saúde, reúne doentes e profissionais de saúde para troca de experiências sobre uma das principais epidemias do século XXI.

Encontro de doentes com insuficiência cardíaca
Encontro de doentes com insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma doença progressiva que afeta doentes em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para responder às necessidades dos outros órgãos. Todos os anos são diagnosticados mais de 600 mil casos de insuficiência cardíaca, na Europa, Uma condição que é uma das principais causas de internamento hospitalar nos idosos.

Entre os fatores de risco da insuficiência cardíaca está a hereditariedade, a hipertensão arterial, episódios de enfarte do miocárdio, válvulas cardíacas anormais, cardiomiopatia e diabetes. O tabaco, a ingestão de álcool, o consumo de sal em excesso e o sedentarismo, indica a Associação Bate Bate Coração.

A Associação aconselha que “os doentes com insuficiência cardíaca adotem um estilo de vida saudável, introduzindo na dieta alimentos como frutas, vegetais, legumes, carnes brancas”. Sobre a prática de exercício físico que considera “pode melhorar os sintomas”, é recomendada uma consulta a um cardiologista.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, a Associação Bate Bate Coração vai promover um encontro de doentes com insuficiência cardíaca, no próximo dia 7 de abril, pelas 10 horas, no auditório do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

Carlos Morais, cardiologista e presidente da Associação Bate Bate Coração, esclarece que com a iniciativa pretende-se “promover o intercâmbio de experiências e testemunhos entre doentes e profissionais de saúde, e ao mesmo tempo, incentivar o debate sobre o papel das Associações de Doentes, Sociedades científicas e das Instituições do Estado na melhoria do diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca, em Portugal”.

A Associação Bate Bate Coração indica que a “participação no Encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição para o endereço eletrónico, geral.batebatecoracao@gmail.com.” O encontro pode também ser seguido através da emissão pela internet, com acesso na página do Facebook da Associação, em https://www.facebook.com/paginabatebatecoracao.

A Associação Bate Bate Coração com presença na Web, em www.batebatecoracao.pt, é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivos a sensibilização e mobilização para os temas da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte da população portuguesa.