Inteligência Artificial da IBM permite combate eficaz a incêndios

Tecnologia Bee2FireDetection da empresa Compta deteta incêndios praticamente em tempo real e prever o nível de risco. A solução recorre à plataforma Watson, e tem como base a Inteligência Artificial da IBM.

Inteligência Artificial da IBM permite combate eficaz a incêndios
Inteligência Artificial da IBM permite combate eficaz a incêndios. Foto: © Rosa Pinto

Os incêndios florestais de grandes dimensões são atualmente frequentes em várias partes do mundo, incluindo em Portugal, como os casos de 2003 ou 2017 neste último caso com grande impacto em perdas de vidas e na área de mais de 540 mil hectares ardidos, tendo provocado elevadas repercussões a nível social, económico e natural.

Hoje, como nunca, a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental no combate aos incêndios e à gestão destes, como é o caso da solução Bee2FireDirection da empresa portuguesa Compta. Uma solução que assenta na plataforma Watson, que com base em Inteligência Artificial da IBM, permite detetar e combater incêndios de forma mais rápida e eficaz, assim como calcular a probabilidade de incêndio, antes que este ocorra.

A Bee2FireDetection que funciona 24 horas por dia em todos os dias do ano e recorre à Inteligência Artificial, aos espectrómetros, a diferentes câmaras de vigilância por vídeo digital e à termografia (uma técnica que permite analisar as temperaturas à distância) para detetar incêndios florestais até 15 quilómetros.

As imagens recolhidas são analisadas pela IBM Watson Visual Recognition que através de diferentes algoritmos de leitura profunda permite a deteção sinais de incêndio, uma área de fumo, aumento de temperatura ou mudança de luz, e lance o alerta praticamente em tempo real.

A plataforma Watson recebe uma série de dados meteorológicos e ambientais do local, como a humidade, a direção do vento ou da temperatura. Esta informação é obtida através de estações meteorológicas locais e de dados provenientes da Weather Company da IBM, uma das plataformas de previsão meteorológica mais fidedignas do mundo. Após recolher e analisar todos os dados, a Bee2FireDirection pode apresentar uma previsão precisa sobre a probabilidade de incêndio e calcular o risco de incêndio estabelecendo um nível de alerta apropriado, para que as próprias equipas de combate estejam preparadas para intervir na altura certa.

A Bee2FireDetection é uma ferramenta pioneira e eficaz no combate a incêndios. “Durante o incêndio, o tempo de reação é extremamente importante para poder reduzir o perigo das chamas ao máximo. Utilizando a inteligência artificial, a Bee2FireDetection permite detetar e reagir rapidamente a um incêndio. Reduzir o tempo de reação ao fogo pode ser extremamente útil para poder controlá-lo assim que começa reduzindo o seu impacto”, explicou Vasco Correia, diretor de Negócios Internacionais, na Compta.

A implementação da Bee2FireDetection não requer um hardware especial, basta um sistema de monitorização de câmaras HD e computadores, recursos com os quais vários municípios, empresas e organizações já trabalham.

O IBM Watson com centro nevrálgico contra o fogo

A inteligência artificial da IBM permite que a Bee2FireDetection seja uma ferramenta útil e eficaz em situações prevenção e situações de incêndio ativo. O Watson faz a análise de dados meteorológicos e ambientais, e assim a Bee2FireDirection consegue estimar de que modo o fogo pode evoluir no solo, uma vez que o sistema consegue calcular a velocidade e a direção que as chamas podem alcançar. Informações que podem auxiliar não só os bombeiros, mas também a proteção civil a planear o combate a incêndios de maneira mais eficaz.

Para Gabriel Mateos, Diretor de Parceiros de Negócios da IBM em Espanha, Portugal, Grécia e Israel, “a Bee2FireDetection é um excelente exemplo do potencial que a inteligência artificial da IBM pode ter em diversas áreas e setores. Tornar o combate a incêndios mais eficaz é um dos exemplos de como a inteligência artificial pode ter um impacto positivo e ser um grande auxílio na tomada de decisões

Os primeiros projetos pilotos da Bee2FireDetection foram desenvolvidos em diferentes países da Europa e da América Latina, e a solução está agora disponível em todo o mundo. O objetivo desta ferramenta passa por ser uma solução credível contra incêndios, especialmente em áreas florestais mais comuns, como a Califórnia, Espanha ou Portugal.

Dados fornecidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, até 5 de junho deste ano, foram destruídos pelo fogo 7.373 hectares, um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2018. O aparecimento desta nova solução pode ajudar a enfrentar este tipo de problemas e ser útil em locais onde o perigo de incêndio é geralmente mais elevado como Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre ou Viseu.

A Bee2FireDetection possui também uma versão industrial, concebida para detetar e combater incêndios que podem afetar diferentes instalações, como fábricas, data centers e outros ativos importantes. No Brasil, por exemplo, a empresa Vale S.A, uma das maiores produtoras de níquel do mundo, tem recorrido à Bee2FireDetection para proteger as suas instalações de incêndios.