Internet Segura usa vídeo para alertar para riscos na NET

Centro Internet Segura lança novo vídeo sobre segurança na Web. Os vídeos fazem parte da série ‘Net com Consciência’ com o objetivo de chamar a atenção dos jovens para os riscos da utilização das redes sociais.

Centro Internet Segura usa vídeo para alertar dos riscos na NET
Centro Internet Segura usa vídeo para alertar dos riscos na NET. Foto: © DR

Centro Internet Segura lança novo vídeo sobre segurança na Web. Os vídeos fazem parte da série ‘Net com Consciência’ com o objetivo de chamar a atenção dos jovens para os riscos da utilização das redes sociais.

O Centro Internet Segura está a promover uma série de 10 vídeos que designa ‘Net com Consciência’ destinados a sensibilizar os jovens “na utilização responsável da Internet e das tecnologias”. Esta série de vídeos vem reforçar a mensagem que é vinculada pela peça de teatro ‘ID – a tua marca na Net!’, do programa ‘Comunicar em Segurança’ da Fundação Portugal Telecom.

O segundo vídeo da ‘Net com Consciência’ referente ao cyberbullying já está disponível. A série conta com a participação dos atores Alexandre da Silva, Pedro Górgia, Raquel Oliveira, David Gomes e Tiago Aldeia, que também fazem parte da peça de teatro. A peça de teatro é uma das atividades dinamizadoras sobre segurança na web, que decorre nas escolas e teatros do país durante o ano letivo.

Neste segundo vídeo as personagens ‘João’ e ‘Joana’ são dois jovens que se assumem com dependentes da Internet e das redes sociais, mas que na maioria dos casos não têm consciência dos conteúdos que partilham ou dos riscos a que estão sujeitos quando estão online. Uma situação que os leva a viverem momentos embaraçosos, uns autênticos ‘sarilhos’. Mas há momentos em que são “surpreendidos pelas suas próprias consciências”.

Num tom narrativo humorístico, os jovens personagens vão ao longo dos 10 vídeos identificar alguns riscos com a dependência à Internet e redes sociais, e determinados comportamentos, “como o cyberbullying, sexting, dating, gaming, reputação online e discurso de ódio, entre outros”, enumera o Centro Internet Segura.

O Centro Internet Segura é uma unidade do consórcio para a Internet Segura coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em parceria com a Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Microsoft Portugal e a Fundação Portugal Telecom.