Investigadora de empresa do Porto distinguida com Prémio UE “Mulheres Inovadoras”

Mehak Mumtaz da empresa iLoF, do Porto, distinguida pelo Conselho Europeu da Inovação com prémio “inovadora emergente”. O Conselho distingui duas cidades como capitais de inovação e seis mulheres inovadoras.

Investigadora de empresa do Porto distinguida com Prémio UE “Mulheres Inovadoras”
Investigadora de empresa do Porto distinguida com Prémio UE “Mulheres Inovadoras”

O Conselho Europeu da Inovação (CEI) anunciou os vencedores dos prémios anuais de inovação. As cidades vencedoras foram Métropole Aix-Marseille Provence e Haarlem.

Também foram divulgadas as seis mulheres líderes inovadoras, onde consta a investigadora Mehak Mumtaz da empresa iLoF, do Porto, que recebeu o prémio “inovadora emergente”.

Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, referiu: “Estamos a celebrar seis mulheres empresárias que estão na origem de inovações revolucionárias; seis empresárias bem-sucedidas que introduziram inovação no mercado; seis mulheres empresárias de talento que inspirarão os nossos jovens e as vencedoras de amanhã.”

Prémio da UE para Mulheres Inovadoras

As três vencedoras do Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras que recebem, cada uma, um prémio pecuniário de 100 000 euros:

Rocío Arroyo (Espanha), cofundadora e diretora executiva da AMADIX, uma empresa que oferece soluções médicas personalizadas para o diagnóstico do cancro.

Ciara Clancy (Irlanda), fundadora e diretora executiva de Beats Therapeutics, uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas para combater os sintomas de mobilidade associados à doença de Parkinson.

Ninna Granucci (França), cofundadora e presidente da Green Spot Technologies, uma empresa que produz ingredientes alimentares destinados a reciclar resíduos.

Para comemorar o Ano Europeu da Juventude, foi atribuído o prémio “inovadoras emergentes” mulheres com menos de 35 anos, que receberão um valor pecuniário de 50 000 euros cada:

Iva Gumnishka (Bulgária), fundadora e diretora executiva de Humans in the Loop, uma empresa social que liga as comunidades afetadas por conflitos a oportunidades de emprego no setor digital.

Niamh Donnelly (Irlanda), cofundadora e diretora de riscos da Akara Robotics, uma empresa que desenvolve soluções robóticas para a desinfeção de salas hospitalares.

Mehak Mumtaz (Portugal), cofundadora e diretora de operações da iLoF, uma empresa que desenvolve uma plataforma de IA revolucionária para acelerar o futuro da descoberta e do desenvolvimento personalizado de medicamentos.

A comissária Mariya Gabriel, que atribuiu os prémios, afirmou: «Estamos a celebrar seis mulheres empresárias que estão na origem de inovações revolucionárias; seis mulheres empresárias bem-sucedidas que introduziram inovação no mercado; seis mulheres empresárias de talento que inspirarão a nossa juventude e as vencedoras de amanhã.»

Prémios Capital Europeia da Inovação

Os Prémios Capital Europeia da Inovação foi atribuídos a Métropole Aix-Marseille Provence como Capital Europeia da Inovação de 2022, com um valor pecuniário de 1 000 000 de euros, e o prémio Cidade Europeia mais Inovadora foi atribuído a Haarlem, nos Países Baixos, com um valor de 500 000 euros.

A comissária Mariya Gabriel referiu: “As cidades finalistas iCapital são catalisadores do florescimento de ecossistemas de inovação em toda a Europa. Estou impressionada por ver que as cidades são um terreno de inovação, testando várias abordagens, serviços e produtos para um futuro urbano melhor, mais sustentável e mais digital.”