Investigadores da Universidade de Lisboa premiados

Investigação científica e publicação de artigos em revistas científicas permitiram a seis investigadores da Universidade de Lisboa serem reconhecidos com Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Santander Universidades.

Investigadores da Universidade de Lisboa premiados
Investigadores da Universidade de Lisboa premiados. Foto: © DR

Investigadores da Universidade de Lisboa recebem Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Santander Universidades, em reconhecimento da investigação científica e da publicação de estudos em revistas internacionais, nos domínios da Engenharia, da Motricidade Humana e da Agronomia.

Os investigadores premiados foram Helena Pereira, do Instituto Superior de Agronomia, Luís Sardinha, da Faculdade de Motricidade Humana, Jorge de Brito, José Faria e Carlos Soares, do Instituto Superior Técnico, e Miguel Brito, da Faculdade de Ciências. Cada um dos investigadores vai receber um subsídio para investigação no valor de 6.500 euros.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, e contou com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, António da Cruz Serra, e da Administradora do Banco Santander Totta, Inês Oom de Sousa.

Para além da entrega dos Prémios, foi apresentado o Colégio de Química da Universidade de Lisboa, que juntará investigadores de várias áreas científicas, numa colaboração transdisciplinar, com vista a promover a Química em todas as suas vertentes científicas e tecnológicas.

Comunicado do Santander indica que “a relação com o Ensino Superior continua a ser a grande prioridade da política de Responsabilidade Social Corporativa do Santander Totta que, através do Santander Universidades, colabora atualmente com cerca de 50 instituições de ensino superior portuguesas”.

O Santander indica ainda que “em 2015, o Banco investiu 6,8 milhões de euros em atividades relacionadas com responsabilidade corporativa, entre os quais 5,8 milhões diretamente nas universidades portuguesas”.