Investigadores portugueses publicam na MICRO pela primeira vez

Estudo sobre ferramentas de software no desenvolvimento de processadores otimizados, realizado por três investigadores portugueses, é publicado na MICRO, a conferência sobre microarquiteturas de computadores.

Investigadores Gabriel Falcão e Pedro Duarte
Investigadores Gabriel Falcão e Pedro Duarte. Foto: DR

Os investigadores Pedro Duarte e Gabriel Falcão, da Universidade de Coimbra (UC), e Pedro Tomás, da Universidade de Lisboa (UL), desenvolveram uma nova ferramenta de software que permite analisar, de forma automática, um programa e gerar um processador otimizado, ou seja, uma área de chip muito reduzida e menor consumo energético.

A aplicação de software intervém assim no mundo dos chips reconfiguráveis do tipo Field-Programmable Gate Arrays (FPGA).

A nova tecnologia “permite desenvolver hardware utilizando uma abordagem próxima do desenvolvimento típico de software”, esclareceram os investigadores, citados pela UC. Esta abordagem de desenvolvimento de hardware traz várias vantagens “nomeadamente ao nível do aumento da comunidade de utilizadores, que tipicamente consiste em programadores convencionais, que não possuem conhecimentos ao nível do desenho de microcircuitos para conceberem os processadores de forma manual.”

Os investigadores apresentaram o trabalho na conferência MICRO, em Boston, EUA, que decorreu de 14 a 18 de outubro, tendo merecido aceitação. Esta aceitação pela conferência destaca a qualidade do artigo (estudo) dada a grande competitividade, que leva a que apenas sejam aceites cerca de 15%, e que sejam publicados cerca de 50 artigos por ano.

Para a investigação portuguesa a publicação do artigo dos três investigadores é de grande importância dado que é a primeira vez que a MICRO, uma das mais importantes conferências mundiais sobre microarquiteturas de computadores, publica um artigo de investigadores portugueses.