Isabel Ermida é a nova presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho

Isabel Ermida, professora catedrática, vai presidir ao Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Os vice-presidentes são Maria do Carmo Mendes, Ângelo Martingo e Carlos Pazos.

Isabel Ermida é a nova presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho
Isabel Ermida é a nova presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho: Foto: DR

O Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho (UMinho) vai ser presidido, a partir de 1 de outubro de 2019, por Isabel Ermida. A nova presidência tem como vice-presidentes Maria do Carmo Mendes, Ângelo Martingo e Carlos Pazos. A equipa agora a ser investida pelo reitor Rui Vieira de Castro assume funções para o triénio 2019/2022.

Isabel Ermida é professora catedrática no Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos da UMinho. É doutorada em Linguística Inglesa com uma tese sobre os mecanismos linguísticos da comédia literária, assente numa pesquisa efetuada na Purdue University, dos EUA.

A professora tem vindo a desempenhar diversos cargos, incluindo os de diretora de Departamento, diretora do doutoramento em Ciências da Linguagem, diretora do mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas e presidente do Conselho de Cursos de Letras e Ciências Humanas, da UMinho bem com presidiu à Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA). É ainda Diretora do Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas, desde 2011, e Membro do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas, desde 2009, da Universidade.

Entre os seus livros de que é autora incluem-se “Dracula and the Gothic in Literature, Pop Culture and the Arts” e “The Language of Comic Narratives”. Isabel Ermida tem-se dedicado desde 1991 à investigação dos usos da língua inglesa em contextos comunicativos e lidera atualmente um projeto no âmbito da agressividade verbal nas redes sociais. É autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

O Instituto de Letras e Ciências Humanas

O ILCH que conta com cerca de 1300 estudantes e várias dezenas de docentes e investigadores desenvolve atividades de ensino, investigação e ligação à comunidade no campo das Letras, Artes e Humanidades.

Isabel Ermida é a nova presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho
Isabel Ermida é a nova presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho. Foto: DR

O Instituto é constituído por sete departamentos: Estudos Asiáticos; Estudos Germanísticos e Eslavos; Estudos Ingleses e Norte-Americanos; Estudos Portugueses e Lusófonos; Estudos Românicos; Filosofia e Música, e pelo Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), que integra 14 grupos de investigação, e pelo Centro de Ética, Politica e Sociedade (CEPS).

Em termos de ensino, o ILCH possui oito licenciaturas, onze mestrados e cinco doutoramentos, apostando no desenvolvimento das artes, da cultura humanista e do pensamento crítico e na valorização da língua portuguesa a nível nacional e internacional.

Um Instituto que aposta igualmente na promoção do multilinguismo e na criação de um ambiente multicultural, dedicando especial atenção à inovação, à interdisciplinaridade e à cooperação internacional, bem como ao desenvolvimento de parcerias com países de todos os continentes.