‘Italian Contemporary Art’ em Lisboa

‘Primeira Semana do Contemporâneo - Italian Contemporary Art’ decorre de 8 a 13 de outubro de 2018, em Lisboa. Debates, conferências, exposições e outras atividades dão a conhecer o património artístico italiano contemporâneo.

‘Italian Contemporary Art’ em Lisboa
‘Italian Contemporary Art’ em Lisboa ©Paola Pezzi Portogallo 2018

O Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, sob a égide da Embaixada de Itália em Portugal, realiza, entre 8 e 13 de outubro, a ‘Primeira Semana do ContemporâneoItalian Contemporary Art’. Uma semana de debates, conferências, exposições e outras atividades para dar a conhecer o património artístico italiano contemporâneo.

A iniciativa é organizada pela rede diplomática italiana, e decorre em simultâneo em vários países do mundo. A ‘Italian Contemporary Art’ explora as diferentes linguagens artísticas, da pintura à escultura, do vídeo às instalações, da fotografia ao design.

Do programa da ‘Primeira Semana do Contemporâneo – Italian Contemporary Art’ destacam-se várias ações:

No dia 9 de outubro, terça-feira, às 11h00, no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa (IIC Lisboa), a aula aberta ‘Sironi Novecento e a monumentalidade na arte entre as duas guerras’, pela Professora Elisabetta Maino, especialista em História da Arte italiana e Arquitetura.

No dia, 10 de outubro, quarta-feira, às 19h30, na ex-Capela do IIC Lisboa, é inaugurada a exposição ‘Forma Mentis’, da artista Paola Pezzi, cujas obras se caracterizam por uma forte componente manual.

Paola Pezzi estreou-se no final da década de 1980 com esculturas trabalhadas com modalidades pictóricas, materiais contemporâneos (poliuretano, espuma, telas), e abriu-se para a pintura no final dos anos de 1990. Em 2000 passou a realizar esculturas, assemblagens criadas com um mostruário de objetos retirados da realidade (cortiça, madeira, feltro), valendo-se quer do material pictórico (lápis de cor, lápis de cera, carvão, borracha, paletes de pintar), quer de materiais da vida quotidiana (palhinhas, palitos, franjas, cotonetes, fósforos, canelas de costura).

A Exposição ‘Forma Mentis’ está patente até 30 de novembro (de 3ª a 6ª: das 10h00 às 12h30; de 3ª a 5ª: das 16h00 às 18h00. No sábado, 13 de outubro, a exposição pode ser visitada das 10h-12h30, em concomitância com o Dia da Arte Contemporânea promovido pela AMACI – Associazione dei Musei D’Arte Contemporanea Italiani.

Ainda no dia 10 de outubro, mas às 18h30, o IIC Lisboa acolhe a conferência ‘O passado perante o presente – as experimentações do contemporâneo nos Museus da Região Campania’, proferida por Anna Imponente, diretora do Polo Museale della Campania.

O Polo Museale della Campania agrega 28 entidades culturais diferentes, entre museus, sítios arqueológicos, cartuxas e residências históricas, os quais Anna Imponente tem incentivado a que se assumam também como lugares de excelência para a difusão da arte contemporânea italiana.

No dia 12 de outubro, sexta-feira, às 19hoo, na sala Sophia de Mello Breyner do Centro Cultural de Belém, e a encerrar esta primeira mostra da arte contemporânea italiana, a conferência de Angela Tecce, ‘A arte italiana do Pós-Guerra através das obras da Collezione Farnesina’.

Angela Tecce, diretora da Direção Geral Arte e Arquitetura Contemporâneas do Ministério italiano dos Bens e das Atividades Culturais e membro do Conselho Científico da Collezione Farnesina junto do Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, tem-se dedicado ao estudo da Arte do Século XX e é considerada uma das maiores especialistas italianas da área.

Em Portugal, a ‘Primeira Semana do Contemporâneo – Italian Contemporary Art’, foi antecipada com a inauguração, a 14 de setembro, da exposição ‘Flores do Mar’, da artista Bruna Esposito, no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde pode ser visitada até 25 de outubro.