ITSECTOR inaugura em Bragança novo Centro de Tecnologias Avançadas

Investimento da ITSECTOR, em Bragança, cria Centro de Tecnologias Avançadas, que arranca com 20 colaboradores, mas até ao final do ano deve atingir os 60. O Centro vai possibilitar carreiras na área das TI a quem vive na região de Bragança.

Centro de Tecnologias Avançadas, da ITSECTOR, em Bragança
Centro de Tecnologias Avançadas, da ITSECTOR, em Bragança. Foto: DR

A ITSector, empresa de tecnologia que é especialista no desenvolvimento de software para o setor financeiro, expande a sua atividade de desenvolvimento para Bragança, onde hoje, 1 de setembro, inaugurou, no Brigantia EcoPark, o seu 5º Centro de Tecnologias Avançadas, em Portugal.

A partir de Bragança, e à semelhança do que já acontece nas unidades de que a ITSector dispõe no Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, a empresa vai centrar a sua atividade no desenvolvimento de projetos em regime de Nearshore, operando à distância projetos no setor financeiro que detém com clientes oriundos de mercados internacionais.

Renato Oliveira, presidente do Grupo ITSector, referiu: “Em Bragança, vamos desenvolver projetos para clientes de países europeus e africanos, contemplando todas as fases de desenvolvimento de software e respetivos profissionais, desde os gestores de projeto, aos analistas funcionais, developers e testers”, e acrescentou: “Também continuaremos a investir na área da investigação e desenvolvimento, que é um pilar importante no qual queremos continuar a apostar, contando também com a importante relação e apoio do Instituto Politécnico de Bragança”.

A escolha de Bragança para instalar a unidade da ITSector foi dada pelo Renato Oliveira, que na presença do presidente da direção do edifício Brigantia Ecopark, referiu: “Não é novidade a escassez, em termos globais, de recursos na área das tecnologias de informação. Portugal não é exceção, sendo clara a concentração destes profissionais nos grandes centros urbanos no litoral do país, o que obriga as pessoas que vivem no interior a deslocarem-se das suas áreas de residência para poderem apostar numa carreira. Com a abertura do Centro de Tecnologias Avançadas de Bragança, as pessoas desta e de outras localidades circundantes terão a oportunidade de desenvolver uma carreira junto das suas famílias”.

Na fase inicial, a unidade da ITSector em Bragança representa um investimento na ordem dos 500 mil Euros, e conta com 20 colaboradores de vários níveis de qualificação profissional. Até ao final deste ano, a empresa prevê triplicar o número, atingindo os 60 colaboradores, que irão beneficiar de um programa de formação intensiva, na ITSector Academy, envolvendo recém-licenciados do Instituto Politécnico de Bragança.

A ITSector considera ainda a possibilidade de vir a inaugurar mais Centros de Tecnologias Avançadas em território nacional. Mas antes de uma maior distribuição geográfica, prevê o alargamento dos Centros localizados em Lisboa e em Aveiro.

A tecnológica ITSector conta atualmente com mais de 350 colaboradores, e mantém parcerias estratégicas com algumas das mais conceituadas empresas mundiais de software, como a Microsoft, Google e IBM.

Para além de Portugal a ITSector está presente na Polónia, no Reino Unido, na Alemanha, em Angola, em Moçambique e no Quénia, e implementou, em 2015, mais de 200 projetos em países como a Inglaterra, França, Luxemburgo, Espanha, Itália, Rússia, Islândia, Alemanha, Dinamarca, Timor-Leste, Quénia e África do Sul.

Em 2016, os mercados internacionais para a ITSector representaram 35% dos 12,5 milhões de euros de volume de negócios que a empresa registou. Até 2020, a ITSector pretende aumentar 60% a faturação, atingindo os 20 milhões de euros.