Jazz im Goethe-Garten de 3 a 12 de julho em Lisboa

O Jazz im Goethe-Garten (JiGG) celebra, em 2019, o 15º aniversário. Em Lisboa, de 3 a 12 de julho, o JiGG 2019 tem seis concertos seletivos em que os autores-músicos se têm destacado numa realidade mais alternativa de um jazz da Europa cada vez mais diversificado.

Jazz im Goethe-Garten de 3 a 12 de julho em Lisboa
Jazz im Goethe-Garten de 3 a 12 de julho em Lisboa. Quarteto CAT IN A BAG. Foto: DR

À música, que tem a programação de Rui Neves, diretor artístico do festival, junta-se a beleza de um final de tarde de verão no acolhedor jardim do Goethe-Institut de Lisboa e algumas das iguarias típicas da Alemanha, servidas no restaurante do jardim. Um JiGG de 2019 que tem quatro estreias.

A 3 de julho estreia-se no Jazz im Goethe-Garten (JiGG) o quarteto português CAT IN A BAG, grupo que sucede ao celebrado sexteto SLOW IS POSSIBLE.

A 12 de julho, no encerramento, o projeto PHILM do saxofonista Philipp Gropper desvela uma nova e mais que promissora geração do jazz da Alemanha.

Entre estas duas balizas desenrolam-se propostas muito variadas em dueto, trio e quarteto, confirmando o JiGG como uma oportunidade para sentir o pulsar de criatividade em vários estádios da produção de jazz europeia.

A 4 de julho o guitarrista Dave Gisler, da Suíça, no seu trio, estreia em Portugal uma forma sonhadora de erupções e contrastes.

A 5 de julho o clarinetista Vincent Pongracz, da Áustria, no seu quarteto SYNESTHETIC 4, assume a provocação com um hip hop de natureza local nesta sua primeira apresentação ao público português.

A 10 de julho, o dueto do saxofonista Albert Cirera e do baterista João Lencastre, sob os auspícios da manipulação eletrónica, consubstancia um feliz encontro ibérico.

A 11 de julho o GHOST TRIO representa o poder da música improvisada atualmente feita em Itália e pela primeira vez num palco em Portugal.

A música do JiGG é música de palco onde toda a verdade se manifesta, num evento que convoca a capacidade de fazer parcerias na Europa graças ao papel desempenhado pelo Goethe-Institut de Lisboa como produtor do evento e pelas entidades parceiras do JiGG 2019: as Embaixadas da Áustria e da Suíça, o Instituto Cervantes e o Instituto Italiano di Cultura.

Os concertos do JiGG têm sempre início às 19h00 e o preço do bilhete é de 5 €, para os alunos do Goethe-Institut, reformados e estudantes o preço é de 3€.