JMJ: Câmara de Lisboa recolhe 117 toneladas de resíduos no Parque Tejo

Durante a Jornada Mundial da Juventude foram gerados, no recinto do Parque Tejo, no concelho de Lisboa, 117 toneladas de resíduos. A taxa de separação dos resíduos para os 6 mil contentores foi de 72%, sendo 52% embalagens.

JMJ: Câmara de Lisboa recolhe 117 toneladas de resíduos no Parque Tejo
JMJ: Câmara de Lisboa recolhe 117 toneladas de resíduos no Parque Tejo. Foto: TVEuropa

A Câmara Municipal de Lisboa indica que após a Jornada Mundial da Juventude procedeu à recolha de resíduos do Parque Tejo. Os números totais de recolha mostram que a taxa de sucesso na separação de Resíduos Sólidos Urbanos foi de 72%, muito acima da média da recolha seletiva diária em Lisboa.

Durante a Jornada Mundial da Juventude e apenas no Parque Tejo Trancão (concelho de Lisboa), a direção municipal de higiene urbana (DMHU) recolheu 117 toneladas de resíduos.

Desses, 72% foram recolhidos com sucesso de forma seletiva, sendo 52% embalagens, 11% papel, 9% biorresíduos. Apenas 28% dos resíduos foram recolhidos de forma indiferenciada.

Números que resultam, essencialmente, dos circuitos desenhados especificamente para apoio ao evento com cada um dos 34 setores do Parque na zona de Lisboa a facilitar, em média, cerca de 150 contentores para resíduos diferenciados.

No total, o recinto do Parque Tejo de Lisboa dispôs durante o evento de 6.000 contentores.

A autarquia de Lisboa indicou que foi criado um parque de apoio na fronteira do recinto que recebeu todos os resíduos até serem encaminhados para o destino final na Valor Sul, onde foram entregues durante o evento e nos dias subsequentes.