João Lobo Antunes, médico de doentes, 1944-2016

João Lobo Antunes ficará como marco das grandes evoluções nos domínios da neurocirurgia e das neurociências em Portugal. Um português brilhante, neurocirurgião reconhecido internacionalmente, professor de mestres e sobretudo médico de doentes.

João Lobo Antunes, médico de doentes, 1944-2016
João Lobo Antunes, médico de doentes, 1944-2016, Marcelo Rebelo de Sousa, PR, à esquerda, João Lobo Antunes à direita. Foto: © TV Europa

Desde que foi conhecida a morte de João Lobo Antunes têm sido muitas as manifestações de pesar, mas também de reconhecimento e de agradecimento a um português que parte, mas a quem o país ficará sempre reconhecido pelas qualidades profissionais e humanas.

Sobre João Lobo Antunes, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamenta a perda e refere em nota no ‘site’ da Presidência que “neurocirurgião reputado internacionalmente, académico que formou gerações na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Professor João Lobo Antunes aliava as suas ímpares qualidades profissionais a uma invulgar cultura humanística e a um exemplar sentido de serviço ao País”.

A nota da Presidência acrescenta ainda que “ao longo da sua vida pública, exerceu diversos cargos de relevo, tendo sido Conselheiro de Estado e, atualmente, Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Em todos eles, deixou a marca da presença luminosa, da sua inteligência brilhante, da ética da responsabilidade e do apego ao trabalho como princípio estruturante da atividade humana”.

A nota termina referindo que João Lobo Antunes “revelou ser um dos principais vultos da Cultura portuguesa contemporânea, cujos interesses se estendiam da literatura às artes e à música clássica. Com a morte de João Lobo Antunes, Portugal perdeu um dos seus melhores valores. Saibamos ser dignos da sua inesquecível memória”.

Comunicado chegado à redação da TV Europa, das Unidades de Investigação e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, dá conta do sentimento de pesar do ilustre professor que foi João Lobo Antunes, e que aqui transcrevemos.

O Instituto de Medicina Molecular (IMM), a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), corporizados no Centro Académico de Medicina de Lisboa, nas pessoas dos seus dirigentes máximos, apresentam um profundo sentimento de pesar à Família do eminente Professor Doutor João Lobo Antunes.

O Professor Doutor João Lobo Antunes foi um vulto multidisciplinar, nacional e internacional, que abrangeu com sólido conhecimento e elevados dotes intelectuais áreas tão diversas, como as Neurociências, em particular a Neurocirurgia, e a Ética, entre demais. Brilhante académico, possuidor de uma invulgar cultura e de uma belíssima escrita, destacou-se como exímio Neurocirurgião e Mestre de gerações que dele herdaram a excelência, tendo sido um incansável e dedicado Médico junto dos seus doentes.

Chamado a tantos desafios e tão diferentes da vida pública e social, a todos respondeu com natural elegância, afabilidade no trato e empenho, garantindo o seu êxito e dando generosamente também aí ímpares contributos ao País.

A vida profissional do Professor João Lobo Antunes está espelhada de forma indelével nas nossas instituições, nas quais deixou páginas de excelência, seja na Faculdade de Medicina de Lisboa, como um dos mais notáveis Mestres desta prestigiada Escola Médica, quer no seu Hospital de Santa Maria, como um dos mais ilustres Neurocirurgiões de ímpar reputação internacional e, mais recentemente, no Instituto de Medicina Molecular, projeto da sua responsabilidade e que em pouco tempo viu reconhecida a sua capacidade e excelência internacional como um dos mais conceituados e inovadores centros de investigação médica.

Nesta hora homenageamos o Homem invulgar, marcante da sua geração e destas instituições, que o perderam, mas que saberão manter vivo o seu excecional legado.

Fausto J. Pinto, Diretor da FMUL, Carlos das Neves Martins, Presidente do CA do CHLN e Maria do Carmo Fonseca, Presidente do IMM.