Joaquim Jorge rejeita debate no Porto Canal, que considera discriminatório

Joaquim Jorge, candidato do Matosinhos Independente às eleições autárquicas de 2021, rejeita debate no Porto Canal, que considera discriminatório, dado não considerar por igual todos os candidatos.

Joaquim Jorge rejeita debate no Porto Canal, que considera discriminatório
Joaquim Jorge rejeita debate no Porto Canal, que considera discriminatório. Foto: DR

“Ou há imparcialidade e tratamento igualitário ou nunca irei a um debate” afirmou Joaquim Jorge, líder do Movimento Matosinhos Independente e atualmente candidato à presidência do Município de Matosinhos.

O candidato referiu que foi convidado pelo Porto Canal para um debate a ter lugar às 13 horas no dia 14 de setembro e em que apenas estariam presentes os candidatos que concorrem pela primeira vez à autarquia. Joaquim Jorge disse também que sabe que o Porto Canal irá promover um debate à noite do mesmo dia com os atuais candidatos já eleitos em 2017. Para Joaquim Jorge “numa democracia não há candidatos de 1º divisão e candidatos de 2ª divisão”.

O líder do Matosinhos Independente afirmou que “rejeita liminarmente estar presente no debate” tal como proposto pelo Porto Canal, uma vez que “numa democracia não há resultados antecipados e ninguém pode ser discriminado por ideias, idade, sexo, cor ou ser candidato pela primeira vez” a uma eleição autárquica.

Assim, não é possível confrontar as diferentes propostas politicas à gestão autárquica, e Joaquim Jorge afirmou: “Os candidatos são todos iguais e legalmente aceites pelo tribunal”, e “ou há imparcialidade e tratamento igualitário ou nunca irei a um debate”.

As eleições autárquicas são em 26 de setembro de 2021 e a lei impõe no período eleitoral determinadas restrições, nomeadamente a publicidade institucional ou a violação de neutralidade. Neste âmbito Joaquim Jorge lembrou que já algum tempo fez “uma queixa na CNE que lhe deu razão contra o Porto Canal” e que essa queixa “transitou para a ERC e aguarda deliberação”.