Jorge da Costa é o novo diretor do Museu do Abade de Baçal, em Bragança

Especializado em Arte Contemporânea, Jorge da Costa, é o novo diretor do Museu do Abade de Baçal e da Domus Municipalis, em Bragança.

Jorge da Costa é o novo diretor do Museu do Abade de Baçal, em Bragança
Jorge da Costa é o novo diretor do Museu do Abade de Baçal, em Bragança. Foto: Rosa Pinto

No seguimento de concurso de seleção internacional, Jorge da Costa, foi escolhido para dirigir o Museu do Abade de Baçal e a Domus Municipalis, em Bragança, indicou a Regional de Cultura do Norte.

Jorge da Costa é licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga, possui pós-Graduação em Arte Contemporânea, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, mestrado em Arte Contemporânea, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e é doutorando em Estudos do Património – Museologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O especialista em Arte Contemporânea é membro da equipa da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) da Direção-Geral das Artes (DGARTES) e membro do Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais.

Foi docente do ensino secundário até 2007, e desde essa data exerce funções de Técnico superior do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Bragança, funções de direção artística e curadoria no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, e simultaneamente, desde 2013, no Centro de Fotografia Georges Dussaud. Entre 2007 e 2018, também coordenou e programou o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Centro Cultural Municipal de Bragança.

De entre as várias atividades comissariou mais de 80 exposições de artistas nacionais e estrangeiros, bem como de importantes coleções públicas e privadas, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, e em diversos museus e Bienais de Arte do país.

Jorge da Costa é autor de inúmeros títulos publicados em livros, catálogos e publicações periódicas, e tem vindo a participar, como orador, em conferências e colóquios nacionais e internacionais, sobre domínios como a história da arte, a educação, mediação e o património. Tem-se dedicado à inventariação, gestão e estudo de coleções, e tem ainda intervindo como júri convidado em diversos projetos artísticos nacionais e internacionais.