Jornadas Europeias do Património 2020 com 800 iniciativas

“Património Educação” é o tema das Jornadas Europeias do Património de 2020, que envolvem cerca de 800 iniciativas. Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, celebra-se o património com visitas, espetáculos, exposições, conferências e muito mais.

Jornadas Europeias do Património 2020 com 800 iniciativas
Jornadas Europeias do Património 2020 com 800 iniciativas. Foto: © Rosa Pinto

As Jornadas Europeias do Património (JEP) de 2020 decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro, e este ano envolvem 127 concelhos em todo o país com cerca de 800 iniciativas, indicou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que é a entidade coordenadora a nível nacional.

Para a DGPC o número de concelhos e o número de iniciativas refletem a mobilização da sociedade portuguesa em torno da iniciativa europeia que celebra o Património. A DGPC referiu que as entidades públicas e privadas responderam à iniciativa europeia mesmo no quadro da atual situação pandémica superando as expectativas mais otimistas.

Jornadas em tempo de pandemia

“Todas as atividades presenciais cumprem as medidas de segurança e as normas definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS)” referiu a DGPC, e que “entre múltiplas propostas, contam-se 300 visitas (guiadas e livres), 45 espetáculos, 45 exposições, 67 workshops e 34 conferências”. Mas que devido à pandemia de COVID-19 estas JEP de 2020 distinguem-se pelo número de eventos online, “que inclui 82 visitas e exposições virtuais, 56 apresentações e 57 filmes”.

A DGPC indicou que “a maioria dos eventos é de entrada gratuita”, e que “no caso dos Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC, a gratuitidade aplica-se da seguinte forma: dias 25 e 26, aos visitantes que participem nas atividades programadas no âmbito das JEP; no dia 27 de setembro, a todos os visitantes”.

As JEP são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. O evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa que envolve todos os anos mais de 70 mil eventos com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do Património Cultural.

Em Portugal a coordenação das JEP cabe à DGPC, que convida todos os anos as entidades públicas, privadas, coletivas ou individuais a aderir às Jornadas, através da organização de eventos que são inscritos numa Plataforma online disponibilizada para o efeito.

Património e Educação

Este ano as Jornadas têm como tema o “Património Educação”, evocando o papel do património na educação e o papel da educação no património, bem como a riqueza e a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

A Educação tem sido sempre um dos pilares fundamentais na celebração das JEP. Ao ter como preocupação o envolvimento de pessoas de todas as idades, pretende-se criar um legado que evidencie o potencial do património como ferramenta de aprendizagem e de inspiração para o futuro.

A programação das Jornadas está disponível em www.patrimoniocultural.gov.pt.