As Jornadas Europeias do Património (JEP) de 2020 decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro, e este ano envolvem 127 concelhos em todo o país com cerca de 800 iniciativas, indicou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que é a entidade coordenadora a nível nacional.
Para a DGPC o número de concelhos e o número de iniciativas refletem a mobilização da sociedade portuguesa em torno da iniciativa europeia que celebra o Património. A DGPC referiu que as entidades públicas e privadas responderam à iniciativa europeia mesmo no quadro da atual situação pandémica superando as expectativas mais otimistas.
Jornadas em tempo de pandemia
“Todas as atividades presenciais cumprem as medidas de segurança e as normas definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS)” referiu a DGPC, e que “entre múltiplas propostas, contam-se 300 visitas (guiadas e livres), 45 espetáculos, 45 exposições, 67 workshops e 34 conferências”. Mas que devido à pandemia de COVID-19 estas JEP de 2020 distinguem-se pelo número de eventos online, “que inclui 82 visitas e exposições virtuais, 56 apresentações e 57 filmes”.
A DGPC indicou que “a maioria dos eventos é de entrada gratuita”, e que “no caso dos Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC, a gratuitidade aplica-se da seguinte forma: dias 25 e 26, aos visitantes que participem nas atividades programadas no âmbito das JEP; no dia 27 de setembro, a todos os visitantes”.
As JEP são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. O evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa que envolve todos os anos mais de 70 mil eventos com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do Património Cultural.
Em Portugal a coordenação das JEP cabe à DGPC, que convida todos os anos as entidades públicas, privadas, coletivas ou individuais a aderir às Jornadas, através da organização de eventos que são inscritos numa Plataforma online disponibilizada para o efeito.
Património e Educação
Este ano as Jornadas têm como tema o “Património Educação”, evocando o papel do património na educação e o papel da educação no património, bem como a riqueza e a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.
A Educação tem sido sempre um dos pilares fundamentais na celebração das JEP. Ao ter como preocupação o envolvimento de pessoas de todas as idades, pretende-se criar um legado que evidencie o potencial do património como ferramenta de aprendizagem e de inspiração para o futuro.
A programação das Jornadas está disponível em www.patrimoniocultural.gov.pt.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta