Jornadas Europeias do Património com visita orientada no Museu do Oriente

“Prazeres da vida ao ar livre num mundo de porcelana” é o que é dado a conhecer numa visita orientada no Museu do Oriente no dia 27 de setembro, às 19h00. A visita é realizada no âmbito das Jornadas Europeias do Património, e é gratuita.

0
Jornadas Europeias do Património com visita orientada no Museu do Oriente
Jornadas Europeias do Património com visita orientada no Museu do Oriente. Foto: DR

O Museu do Oriente dá a conhecer os “Prazeres da vida ao ar livre num mundo de porcelana”, durante uma visita orientada à exposição “Um mundo de porcelana chinesa – a antiga coleção Cunha Alves” no dia 27 de setembro, às 19h00. A visita integra as Jornadas Europeias do Património, e é gratuita.

Durante uma hora, os participantes são transportados para a época da chegada de Vasco da Gama à Índia e da conquista de Malaca, que marcou o início das encomendas de porcelana chinesa para o mercado ocidental, onde Portugal desempenhou um papel pioneiro como encomendador.

Datadas dos séculos XVII a XIX, 130 peças de porcelana chinesa de exportação são decoradas com temas como a “Expansão da fé cristã”, “Os deuses do Olimpo”, “Prazeres da vida ao ar livre”, a música, dança e poesia, temas satíricos, anedóticos e históricos, ou o erotismo, galanteios e vaidades, entre outros, resultantes de encomendas.

As decorações eram inspiradas em diferentes fontes iconográficas europeias, tais como desenhos, gravuras e pequenas pinturas a óleo, tendo por base modelos em prata, faiança, porcelana, estanho e madeira, que eram enviados para serem copiados pelos artesãos chineses, resultando em coloridas representações, a azul e branco sob o vidrado, ou esmaltes da “família rosa”, grisaille, preto e sépia sobre o vidrado.

As peças selecionadas são parte de uma coleção com mais de 200 peças – a antiga coleção Cunha Alves – adquirida pela Fundação Oriente em 2018, fazendo do Museu do Oriente uma instituição de referência no panorama das artes decorativas, em geral, e da porcelana chinesa de exportação para o mercado ocidental, em particular. Trata-se de um conjunto expressivo de peças que, pela sua raridade, qualidade e quantidade, constitui um dos mais valiosos núcleos de porcelana chinesa de encomenda no contexto nacional.

Visita orientada “Prazeres da vida ao livre num mundo de porcelana”
27 de setembro, sexta-feira

Horário: 19h00-20h00

Entrada gratuita

Público-alvo: M/ 16 anos

Participantes: máx. 25

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!