José Valença, pioneiro no uso da rede Internet em Portugal dá última aula

José Valença, professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, dá última aula na Universidade. A cerimónia de jubilação conta com vários testemunhos em que para além de outros pontos a relevar, o pioneirismo na Internet foi um deles.

José Valença, pioneiro no uso da rede Internet em Portugal dá última aula
José Valença, pioneiro no uso da rede Internet em Portugal dá última aula. Foto: DR

Em 1985, José Valença enviou um email das antigas instalações da licenciatura de Matemática e Ciências da Computação, em Braga, para a Universidade de Manchester, no Reino Unido. “Pela primeira vez no país, trocou-se um email via modem a 200 bits por segundo, foi uma euforia!” revelou José Valença, que contou com a colaboração de outros professores, entre os quais Vasco Freitas, do Departamento de Informática da Universidade do Minho (UMinho).

O académico recordou que em 1991 foi criada na UMinho a primeira “Home Page de Portugal” para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido, e na altura “via-se a Internet como algo só de académicos. A ideia era haver um mapa na Internet da Europa e, nos vários sítios, teria esta página portuguesa. A grande preocupação era quem controlava o quê, que todas as páginas deviam ter uma raiz”.

Mais tarde em julho de 1995 realiza-se a “1ª Conferência World Wide Web” na UMinho, que foi coordenada por José Valença. Na década passada, o académico foi consultor principal na criação do Cartão de Cidadão, fundou a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e esteve ligado a projetos de segurança para vários ministérios do Governo, como o voto eletrónico, a lei sobre certificação digital, a fiabilidade do sistema financeiro e as eleições ao Parlamento Europeu.

Para o catedrático a UMinho tem tido um papel ímpar nesta área, incluindo agora o supercomputador português e a rede mundial em tecnologias quânticas. “Ganhou-se consistência nos conteúdos, na parte tecnológica, na qualidade de formação e na capacidade de mudar as pessoas, mobilizando-as para criar projetos. Mais: adquiriu-se uma cultura própria, dentro e para fora da instituição”.

José Valença dá agora a última aula na Universidade. A cerimónia de jubilação conta com vários testemunhos em que para além de outros pontos a relevar o pioneirismo na Internet foi um deles.

José Manuel Esgalhado Valença nasceu há 70 anos, em Lisboa. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Lourenço Marques (Moçambique) e doutorado em Engenharia pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. É professor na UMinho desde 1980, onde foi diretor de vários cursos, do Centro e do Departamento de Informática, do Centro Algoritmi, fundador do Laboratório de Software Confiável (HASLab/INESC TEC) e mentor dos grupos de investigação em Lógica e Métodos Formais, Criptografia e Segurança da Informação.

O académico foi ainda avaliador para a Comissão Europeia, a Fundação das Universidades Portuguesas e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outras. É autor de diversas publicações científicas e didáticas de referência, nomeadamente em áreas cujo ensino foi pioneiro em Portugal, e de livros, alguns até traduzidos em russo.