José Xavier distinguido com ‘International Mentorship Award 2018’ pela APECS

José Xavier docente da Universidade de Coimbra e investigador polar do MARE foi distinguido com o International Mentorship Award 2018, pela Association of Polar Early Career Scientists. O prémio foi entregue na Conferência POLAR2018 em Davos.

José Xavier com Hanne Nielsen (presidente da APECS internacional, Universidade da Tasmânia, Austrália; à esquerda) e Gerlis Fugmann (diretora executiva da APECS internacional/ Alfred Wegener Institute, Helmholtz Center for Polar and Marine Research, Alemanha (à direita).
José Xavier com Hanne Nielsen (presidente da APECS internacional, Universidade da Tasmânia, Austrália; à esquerda) e Gerlis Fugmann (diretora executiva da APECS internacional/ Alfred Wegener Institute, Helmholtz Center for Polar and Marine Research, Alemanha (à direita).

O docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE), José Xavier, foi distinguido pela Association of Polar Early Career Scientists (APECS), com o “International Mentorship Award 2018”.

O investigador polar português foi indicado para o galardão, instituído pela APECS, por vários Comitês Nacionais da APECS, incluindo o comité português, bem como por vários membros individuais da Associação, que indicaram que a forma como José Xavier une as pessoas em torno da ciência é um exemplo para a APECS.

A Association of Polar Early Career Scientists possui membros em mais de 60 países de todo o mundo, e o galardão tem como objetivo reconhecer os esforços de cientistas, dentro da comunidade científica polar, e homenagear aqueles que investiram tempo e energia para apoiar a comunidade de jovens cientistas polares.

Para José Xavier, este prémio “é um orgulho muito grande pois é o reconhecimento da nova geração de jovens cientistas de todo o mundo, com o trabalho que temos desenvolvido com muitos países em prol da ciência e na formação de cientistas.”

Um prémio que o cientista reparte pelos estudantes e colegas, “pela sua dedicação, trabalho e entusiasmo ao longo destes anos, particularmente aos excelentes jovens cientistas que Portugal possui, através do magnífico trabalho da APECS Portugal.”

A APECS indicou que José Xavier é um membro ativo desde a criação da Associação em 2007, e tem vindo a desempenhar um papel importante no desenvolvimento da organização e, tem ao longo do tempo participado em inúmeros painéis e workshops como mentor.

O cientista português também se dedica a dar apoio na criação de vários Comitês Nacionais da APECS, e tem orientado inúmeros estudantes em sua carreira, levando-os ao sucesso profissional.

José Xavier é considerado pela APECS como “um comunicador entusiasta que inspira não só os jovens em Portugal, mas também toda a comunidade da APECS com o seu entusiasmo contagiante.”

O Prémio de Mentoria Internacional da APECS de 2018, que foi entregues durante a Conferência POLAR2018 em Davos, na Suíça, foi considerado, pela APECS, como “um pequeno sinal de gratidão por todo o tempo, sabedoria e paixão que os galardoados partilharam” com os jovens.