Jovem português vence Concurso Internacional IDEASforEARS

Jovem, André da Silva Freire, premiado no Concurso Internacional de Invenção Infantil IDEASforEARS, organizado pela MED-EL, com projeto de sistema de localização por georreferenciação do dispositivo de processador de áudio do implante coclear.

Jovem português vence Concurso Internacional IDEASforEARS
Jovem português vence Concurso Internacional IDEASforEARS. André da Silva Freire. Foto: DR

O jovem português, André da Silva Freire, destacou-se no Concurso IDEASforEARS com uma ideia inovadora: um sistema de localização por georreferenciação do dispositivo de processador de áudio do implante coclear, com base num mapa disponível no smartwatch. O jovem, com 10 anos de idade e também ele portador de um implante coclear, decidiu concorrer depois de ter perdido duas vezes o seu processador de áudio e não querer repetir a má experiência.

A ideia de projeto submetida a concurso mostra uma combinação notável de criatividade e praticidade – além do que se pode considerar como natureza inventiva. Uma ideia que significa ter um impacto positivo na vida de todos os que necessitam de recorrer a implantes cocleares para poderem ouvir e terem uma rotina com normalidade.

“O implante coclear é muito importante no meu dia-a-dia e, por isso, fico aflito quando perco o meu processador de áudio. Para evitar que isso volte a acontecer, decidi conceber uma solução capaz de localizar os dispositivos em tempo real. Gostava bastante que este projeto ganhasse vida e ajudasse todas as pessoas com perda auditiva!”, disse André da Silva Freire, vencedor português do concurso IDEASforEARS, da MED-EL.

Aos 10 anos, o André sofreu uma surdez repentina, causada por uma otite que provocou a surdez total do ouvido direito. Meses mais tarde, no verão de 2023, foi implantado no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, onde também colocou o processador auditivo. O jovem frequenta atualmente o 5.º ano de escolaridade e vive o seu dia-a-dia sem qualquer limitação, graças ao aparelho que lhe permite ouvir o que o rodeia.

Em Portugal, a primeira cirurgia de implante coclear foi efetuada em 1985, tendo sido um dos países pioneiros. Desde então, já foram colocados mais de 2.500 implantes cocleares em Portugal, entre adultos e crianças. O implante coclear é um dispositivo biomédico implantável capaz de fornecer algum grau de perceção auditiva a pacientes com perda auditiva neurossensorial e que veio alterar o paradigma do tratamento da surdez neurossensorial. Atualmente, existem mais de 300.000 pessoas implantadas mundialmente, sendo que o implante coclear na infância, associado ao diagnóstico precoce da surdez neurossensorial profunda, modificou radicalmente o prognóstico de jovens adultos, permitindo-lhes viver sem limitações.

Desde apresentações de vídeo imaginativas a desenhos detalhados e protótipos à escala real, crianças de 24 países submeteram 253 soluções inventivas. As inscrições demonstraram um espectro impressionante de criatividade: gorros, capacetes, almofadas com processadores de áudio integrados, até pulseiras ou colares projetados especificamente para pessoas com perda auditiva iniciarem uma chamada de emergência, ou até mesmo sapatos com alerta integrado para sons de trânsito, foram algumas das ideias a concurso.

Na edição de 2024 do concurso IDEASforEARS os participantes demonstraram, ainda, um grande interesse em soluções sustentáveis, com ideias inovadoras que incorporam energia solar, energia eólica e outras tecnologias amigas do ambiente, como a energia cinética, demonstrando o seu compromisso com um futuro mais verde e mais inclusivo.

Vencedores ganham viagem a Innsbruck

André da Silva Freire vai juntar-se a outras famílias de todo o mundo numa viagem até Innsbruck, na Áustria, onde a MED-EL está sediada. As crianças terão a oportunidade única de se conectarem com mentes criativas de vários países – da Itália à Indonésia, da Argentina à Austrália – promovendo uma troca global de ideias e inovação. Além disso, conhecerão os inventores e engenheiros da empresa.

Geoffrey Ball: a perspectiva de um visionário

Geoffrey Ball, inventor do implante de ouvido médio VIBRANT SOUNDBRIDGE e juiz principal do IDEASforEARS, partilha o seu entusiasmo pelas ideias inventivas e criativas demonstradas por essas mentes jovens: “Os jovens inventores deste ano destacam-se como verdadeiramente notáveis. Os nossos participantes têm realmente um espírito inovador e estão cheios de entusiasmo e criatividade que me deixam imensamente orgulhoso. Essas crianças estão a alcançar as estrelas, e quem pode dizer que não podem tocá-las? Eles estão apenas a começar e o seu otimismo ilimitado para ajudar a mudar o mundo é inspirador.”

“Confrontados com um desafio de invenção, eles trazem uma nova perspetiva, oferecendo inovações perspicazes.” Geoffrey destaca o profundo impacto de um concurso centrado em ideias criativas: “IDEASforEARS não se trata apenas de gadgets – é um conceito incrível que une famílias em todo o mundo e capta o desejo imparável de inventores de qualquer idade que continuam a impulsionar, criar e fazer “coisas acontecer.”

Os inovadores de amanhã

Em comunicado a MED-El indica que disponibiliza através da #IDEASforEARS na página IDEASforEARS no Facebook, a possibilidade de serem seguidas as ideias criativas, bem com testemunhar a viagem dos inventores vencedores até Innsbruck.