Jovens cientistas de Ovar e Lisboa no Concurso Europeu de Ciência, na Bulgária

Jovens cientistas portugueses que se destacaram na Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no Porto, vão participar com os seus projetos na 31ª Edição do European Union Contest for Young Scientists, na Bulgária, de 13 a 18 de setembro.

Jovens cientistas de Ovar e Lisboa no Concurso Europeu de Ciência, na Bulgária
Jovens cientistas de Ovar e Lisboa no Concurso Europeu de Ciência, na Bulgária

Equipas de jovens estudantes de escolas de Ovar e de Lisboa estão já preparados para o desafio do European Union Contest for Young Scientists (EUCYS), que decorre em Sófia, na Bulgária, de 13 a 18 de setembro.

O concurso que vai na 31ª edição é promovido pela Comissão Europeia, e conta com 100 projetos, oriundos de 39 países. Os projetos abrangem as mais variadas áreas da ciência, como Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação, Química ou Física.

As duas equipas de jovens portugueses, em Sofia, são da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, e Colégio Valsassina, em Lisboa. Estas equipas destacaram-se na 13ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Equipa de Ovar
Equipa de Ovar

A equipa de Ovar compete com o projeto “Bioplástico dá-te Vida 2.0” que consiste na produção sustentável de bioplástico a partir de materiais naturais. Este projeto na área das Ciências do Ambiente é apresentado pelos alunos João Pedro Gomes, Patricia Crus e Maria de Castro.

 

Equipa de Lisboa
Equipa de Lisboa

A equipa de Lisboa compete com o projeto “Microtoxinas: um macroproblema”, consiste no desenvolvimento de um kit, não invasivo, que avalia e quantifica a presença de microtoxinas em soluções biológicas. O projeto na área da Química envolve os alunos Berke dos Santos, Pedro Cortez e Tomás Carneiro.