Jovens retomam presença no Dia da Defesa Nacional

Com todas as medidas de prevenção colocadas pela DGS o Dia da Defesa Nacional vai receber jovens a partir de 2 de setembro. Jovens do concelho de Arouca veem a presença adiada para 2021 devido à situação epidemiológica que afeta o concelho.

Jovens retomam presença no Dia da Defesa Nacional
Jovens retomam presença no Dia da Defesa Nacional. Foto: © Rosa Pinto

O Dia da Defesa Nacional vai receber jovens a partir do dia 2 de setembro, mas como indicou o Ministério da Defesa Nacional (MDN) em face da atual situação de pandemia de COVID-19, os Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional foram reconfigurados e devidamente adaptados para receber, em segurança, todos os cidadãos convocados, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De entre as medidas adotadas estão percursos seguros e o afastamento social em vigor, a higienização de todos os espaços e o fornecimento de material de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras, que serão obrigatórias para todos.

Em cada um dos Centros de Divulgação, os jovens convocados serão sujeitos à medição de temperatura corporal e divididos em seis grupos, de forma a não ultrapassar o número máximo previsto pelas normas da DGS.

O MDN referiu que vai ser um esforço contínuo que visa garantir que o Dia da Defesa Nacional decorre em segurança, para os jovens convocados e para os militares das unidades que os acolhem.

O Dia da Defesa Nacional (DDN) vai iniciar-se em cinco Centros de Divulgação de Defesa Nacional (CDDN): Maceda, Vila Real, Viseu, Sintra e Portimão. Assim, todos os cidadãos estejam convocados para um dos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, deverão comparecer nos locais indicados nos Editais de Convocação que estão afixados nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Postos Consulares e no vebsite do Governo.

Jovens do concelho de Arouca

O MDN indicou que perante a situação epidemiológica que afeta o concelho de Arouca (distrito de Aveiro), decidiu adiar o dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional para os jovens deste concelho.

Assim, os 257 cidadãos que estavam convocados para os dias 2 a 4 de setembro, para comparecer no Centro de Divulgação de Defesa Nacional (CDDN) de Maceda, no Aeródromo de Manobra n.º 1 (AM1), terão a sua participação adiada para a 17ª edição do Dia da Defesa Nacional, em 2021.

O MDN indicou que se trata de uma decisão de carácter excecional, que obedece ao princípio da precaução, avaliados os potenciais riscos de contágio associados, neste caso em particular.

Duvidas sobre o Dia da Defesa Nacional podem ser colocadas através do endereço eletrónico ddn.COVID19@defesa.pt ou através da linha de atendimento telefónico do Balcão Único da Defesa – 213 804 200.