Jovens valorizam Dia da Defesa Nacional

Dia da Defesa Nacional é considerado uma experiência positiva pela maioria dos jovens. No entanto, menos de metade manifestam interesse em ingressar nas Forças Armadas.

0
1
Partilhas
Jovens valorizam Dia da Defesa Nacional
Jovens valorizam Dia da Defesa Nacional. Foto: Rosa Pinto

Desde 2004, mais de 1.100 mil jovens já participaram no Dia da Defesa Nacional (DDN). Um dia que serve para melhor sensibilizar os jovens para a necessidade e importância da Defesa Nacional, sendo destacado o caráter multidimensional das componentes militares e não militares.

Estudo do Ministério da Defesa Nacional, realizado a partir de um inquérito em 2015, a jovens que participaram no Dia da Defesa Nacional, mostra uma opinião muito positiva. Os dados indicam que 75,7% dos inquiridos manifestou que a experiência foi positiva ou muito positiva.

Mais de metade dos jovens, ou seja, 55,8% referiu que gostaria de passar uma semana numa unidade militar, se lhe fosse dada essa possibilidade. No final da experiência, quase 80% dos jovens indicaram ter mudado a sua opinião para melhor sobre as Forças Armadas, e cerca de 41% indicaram a possibilidade de ingressar nas Forças Armadas, enquanto cerca de 22% admitiram ainda não ter opinião formada.

Em 2004 foi instituído como dever militar e de cidadania o Dia da Defesa Nacional para os jovens do sexo masculino, mas a partir da sétima edição, em 2010-2011, foi estendido às mulheres, pela introdução da igualdade de género no exercício dos deveres militares. Agora todos cidadãos portugueses quando perfazem 18 anos têm o dever militar de comparecer no DDN.

Durante 2016, refere o Ministério da Defesa Nacional, “têm sido convocados os jovens nascidos em 1997, cerca de 136 mil jovens, dos quais 110 mil residem no continente, 7 mil nas regiões autónomas e 19 mil no estrangeiro”.

Para aproximar os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, ao seu país e às Forças Armadas, “o Ministério da Defesa Nacional realizou pela primeira vez, em 2016, o Dia da Defesa Nacional junto das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro, tendo, em agosto, 400 jovens participado no DDN a bordo da Sagres no Brasil, durante os Jogos Olímpicos”.

O DDN decorre entre as 9h00 da manhã e as 17h30, numa das unidades militares situada o mais próximo possível da área de residência dos jovens, sendo a alimentação fornecida pelos centros de divulgação da Defesa Nacional. A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, entidade responsável pela organização do DDN, fornece, em caso de necessidade, transporte por requisição aos transportes públicos ou disponibiliza autocarro para o efeito.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz