Jovens valorizam Dia da Defesa Nacional

Dia da Defesa Nacional é considerado uma experiência positiva pela maioria dos jovens. No entanto, menos de metade manifestam interesse em ingressar nas Forças Armadas.

Jovens valorizam Dia da Defesa Nacional
Jovens valorizam Dia da Defesa Nacional. Foto: Rosa Pinto

Desde 2004, mais de 1.100 mil jovens já participaram no Dia da Defesa Nacional (DDN). Um dia que serve para melhor sensibilizar os jovens para a necessidade e importância da Defesa Nacional, sendo destacado o caráter multidimensional das componentes militares e não militares.

Estudo do Ministério da Defesa Nacional, realizado a partir de um inquérito em 2015, a jovens que participaram no Dia da Defesa Nacional, mostra uma opinião muito positiva. Os dados indicam que 75,7% dos inquiridos manifestou que a experiência foi positiva ou muito positiva.

Mais de metade dos jovens, ou seja, 55,8% referiu que gostaria de passar uma semana numa unidade militar, se lhe fosse dada essa possibilidade. No final da experiência, quase 80% dos jovens indicaram ter mudado a sua opinião para melhor sobre as Forças Armadas, e cerca de 41% indicaram a possibilidade de ingressar nas Forças Armadas, enquanto cerca de 22% admitiram ainda não ter opinião formada.

Em 2004 foi instituído como dever militar e de cidadania o Dia da Defesa Nacional para os jovens do sexo masculino, mas a partir da sétima edição, em 2010-2011, foi estendido às mulheres, pela introdução da igualdade de género no exercício dos deveres militares. Agora todos cidadãos portugueses quando perfazem 18 anos têm o dever militar de comparecer no DDN.

Durante 2016, refere o Ministério da Defesa Nacional, “têm sido convocados os jovens nascidos em 1997, cerca de 136 mil jovens, dos quais 110 mil residem no continente, 7 mil nas regiões autónomas e 19 mil no estrangeiro”.

Para aproximar os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, ao seu país e às Forças Armadas, “o Ministério da Defesa Nacional realizou pela primeira vez, em 2016, o Dia da Defesa Nacional junto das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro, tendo, em agosto, 400 jovens participado no DDN a bordo da Sagres no Brasil, durante os Jogos Olímpicos”.

O DDN decorre entre as 9h00 da manhã e as 17h30, numa das unidades militares situada o mais próximo possível da área de residência dos jovens, sendo a alimentação fornecida pelos centros de divulgação da Defesa Nacional. A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, entidade responsável pela organização do DDN, fornece, em caso de necessidade, transporte por requisição aos transportes públicos ou disponibiliza autocarro para o efeito.