Kosovo: União Europeia pede eleições municipais antecipadas

Sérvios do Kosovo contestam os atos eleitorais nos municípios em que são a maioria. A União Europeia insta o Kosovo a realizar eleições antecipadas nos quatro municípios de maioria servia, mas de maneira inclusiva.

Kosovo: União Europeia pede eleições municipais antecipadas
Kosovo: União Europeia pede eleições municipais antecipadas. Foto: © UE

A União Europeia, através do Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, refere que condena os atos violentos contra cidadãos, tropas da KFOR, autoridades policiais e meios de comunicação no norte de Kosovo.

“Instamos tanto Kosovo quanto a Sérvia a tomarem medidas imediatas e incondicionalmente para desescalar, parar de usar retórica divisiva e abster-se de quaisquer outras ações descoordenadas. A calma precisa ser restaurada com urgência.”

O Alto Representante faz o aviso de que a “União Europeia está pronta para implementar medidas resolutas”. Não se referindo a que tipo de medidas, acrescenta: “A falha em reduzir as tensões levará a consequências negativas”.

“Esperamos que o Kosovo aja de forma não escalonada e suspenda imediatamente as operações policiais nas imediações dos edifícios municipais no norte do Kosovo”, refere o Alto Representante.

A União Europeia, que nunca antes se tinha referido à validade das eleições nos municípios com maioria de sérvios, e em que menos de 3% da população votou, vem agora assumir uma posição.

“Os autarcas devem exercer temporariamente as suas funções em instalações que não sejam os edifícios municipais. Eleições antecipadas devem ser anunciadas o mais rápido possível em todos os quatro municípios e organizadas de maneira totalmente inclusiva. Esperamos que os sérvios de Kosovo participem dessas eleições”.

Em face da situação no Kosovo, com a população sérvia a não reconhecer válidas as eleições, a Servia colocou em estado de prontidão máximo as Forças Armadas.

“A União Europeia espera que tanto o Kosovo como a Sérvia ajam de forma responsável e se envolvam imediatamente no Diálogo facilitado pela UE para encontrar uma solução sustentável para a situação no norte do Kosovo que garanta segurança, proteção e democracia participativa para todos os cidadãos e abra caminho para a implementação do Acordo sobre o Caminho para a Normalização e seu Anexo. Isso inclui iniciar sem demora ou precondicionar o trabalho para estabelecer a Associação/Comunidade dos Municípios de Maioria Sérvia.”