Laboratório de Experimentação e Criatividade vai nascer nas Caldas da Rainha

Politécnico de Leiria e Município das Caldas da Rainha firmam acordo para instalação, na antiga Escola Básica do Parque, nas Caldas da Rainha, do futuro Laboratório de Experimentação e Criatividade da Escola Superior de Artes e Design.

Laboratório de Experimentação e Criatividade vai nascer nas Caldas da Rainha
Laboratório de Experimentação e Criatividade vai nascer nas Caldas da Rainha. Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria. Foto: DR

O Politécnico de Leiria e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha firmaram acordo para a instalação do futuro Laboratório de Experimentação e Criatividade da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) no edifício da antiga Escola Básica do Parque, nas Caldas da Rainha.

O protocolo já assinado, em 18 de setembro, por Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal, prevê transformar o antigo edifício da escola num ativo que valorize a candidatura das Caldas da Rainha a Cidade Criativa da UNESCO.

A criação do Laboratório, cujo funcionamento está previsto para o segundo trimestre de 2020, está também associado à Cátedra UNESCO “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade”, pelo que irá ser palco de muitas das atividades da Cátedra, e um espaço visitável e aberto à comunidade.

O edifício que vai ser cedido pela Camara Municipal ao Politécnico de Leiria vai ser utilizado na partilha de conhecimento e na valorização das comunidades, colocando a arte e a cultura ao serviço da sociedade. “Uma visão de investimento direto no ensino superior e no conhecimento, demonstrando que esta é a chave para a inovação e capacidade de atração e retenção de talento dos territórios”, do presidente do Município, referiu Rui Pedrosa presidente do Politécnico de Leiria.

Rui Pedrosa acrescentou: “Com esta iniciativa conjunta vamos promover a literacia para a cultura e as artes promovendo a qualidade de vida, a criatividade e a formação com elevados valores para a cidadania”.

Em comunicado, o Politécnico de Leiria refere que do projeto para o edifício da escola está previsto incluir:

uma sala de exposições polivalente, com atividades abertas à população e aos estudantes, que terá a capacidade para acolher exposições de artes plásticas e design, atividades de artes performativas, conferencias, seminários, aulas abertas e workshops;

uma sala de residência com carater laboratorial e experimental, dedicada ao desenvolvimento de atividade criativa e inovadora, nas áreas de atuação da ESAD.CR e com potencial de partilha com a comunidade;

um Laboratório de eco design, criatividade, inovação e sustentabilidade para a prestação de apoio, serviço de consultoria e formação a empresas, associações, escolas, e outros.

O Laboratório de Experimentação e Criatividade é considerado vir a ser um ativo importante do ecossistema de investigação e inovação do Politécnico de Leiria, e que contribuirá diretamente para a promoção e execução de projetos de investigação do LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes, uma unidade investigação do Politécnico de Leiria sediada na ESAD.CR, bem como em atividades de comunicação de ciência.