Laboratório de Veterinária da ACOS reconhecido para diagnóstico serológico da Doença Hemorrágica Epizoótica

A Direção-Geral da Alimentação e Veterinária reconhece capacidade técnica ao Laboratório de Veterinária da Associação de Agricultores do Sul para diagnóstico serológico da Doença Hemorrágica Epizoótica.

Laboratório de Veterinária da ACOS reconhecido para diagnóstico serológico da Doença Hemorrágica Epizoótica
Laboratório de Veterinária da ACOS reconhecido para diagnóstico serológico da Doença Hemorrágica Epizoótica. Foto: Rosa Pinto

O Laboratório de Veterinária da Associação de Agricultores do Sul (ACOS) recebe certificação pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) para o diagnóstico serológico da Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE). Esta condição passa a permitir dar resposta à necessidade de certificação de bovinos vivos para exportação, bem como ao diagnóstico serológico de animais suspeitos da doença e à avaliação serológica de explorações.

A Hemorrágica Epizoótica é uma doença viral que afeta os ruminantes, em especial os bovinos e os cervídeos selvagens. Em Portugal a doença está a causar prejuízos ainda de consequências imprevisíveis. Assim, para controlo da doença, os produtores e os médicos veterinários estão legalmente obrigados a declarar os casos suspeitos.

Além das quebras produtivas, provocadas pela doença, regista-se uma diminuição muito significativa das exportações de bovinos, revela a ACOS. A quebra na produção tem impacto na economia nacional e nas explorações pecuárias, em que a ACOS destaca o embargo das autoridades israelitas à exportação de bovinos vivos para aquele país.

A ACOS refere ainda que a juntar à já difícil situação dos produtores, devido à seca e ao aumento dos fatores de produção, esta situação está a afetar gravemente a comercialização de bovinos, acompanhada da consequente descida dos preços.

O alerta da ACOS é para o controlo da expansão da doença, e para isso alerta que é fundamental o cumprimento rigoroso das medidas impostas pela DGAV, de deteção e diagnóstico da doença e implementação de medidas de prevenção.

Podem recorrer aos serviços do Laboratório da ACOS todos os produtores e exportadores que tenham interesse ou necessidade de diagnóstico ou avaliação serológica das explorações. O Laboratório é acreditado para ensaios de serologia desde 2011. Está preparado para dar resposta a Serviços Oficiais, Médicos Veterinários, produtores e exportadores.