Laboratórios do Instituto Pedro Nunes recebem acreditação

Coimbra tem mais dois laboratórios de investigação e desenvolvimento certificados. O Laboratório de Geotecnia e o Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais do Instituto Pedro Nunes acabam de receber a certificação do Instituto Português de Acreditação.

0
1
Partilhas
Laboratório certificado do IPN
Laboratório certificado do IPN. Foto: DR

O Laboratório de Geotecnia (LABGEO) e Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT), do Instituto Pedro Nunes, foram acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPC). Aos dois laboratórios de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) foram atribuídos respetivamente os certificados de acreditação L0702 e L0703.

O IPC reconhece ao Laboratório de Geotecnia e ao Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais o rigor técnico, baseado num sistema de qualidade dinâmico de acordo com as normas NP EN ISO/IEC 17025:2005, e a garantia que serviços técnicos oferecidos aos clientes/utilizadores são de qualidade confiáveis.

Ao Laboratório de Geotecnia, que desenvolve investigação e serviços especializados nas áreas de Geotecnia, Recursos e Ambiente, direcionados para a inovação e resolução de problemas societais, foi concedida acreditação para a realização de ensaios na área dos solos.

Ao Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais foi-lhe atribuída a acreditação para a realização de ensaios nos setores de materiais de engenharia, maquinaria, estruturas e produtos, como metais e ligas metálicas e plásticos, borrachas e derivados. Este laboratório desenvolve atividades de I&DT e transferência tecnológica para empresas na área de materiais e processos de fabrico, nos domínios da modificação de superfícies, eficiência energética, fabricação por tecnologias inovadoras, realizando também uma multiplicidade de ensaios de caracterização de propriedades físicas, químicas, mecânicas e tribológicas em diferentes tipos de materiais, refere em comunicado o Instituto Pedro Nunes.

O Instituto Pedro Nunes, que foi criado em 1991, por iniciativa da Universidade de Coimbra, é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz