Lamego: educar para a cidadania e democracia com jogo “jovem autarca”

Iniciativa inovadora do Município de Lamego pretende despertar os mais jovens para a cidadania e democracia. Através de um jogo, "Jovem Autarca", os alunos dos 6 aos 17 anos vão poder refletir sobre políticas locais e estratégias de melhoria de qualidade de vida.

Lamego: educar para a cidadania e democracia com jogo,
Lamego: educar para a cidadania e democracia com jogo, "Jovem Autarca". Foto: Rosa Pinto

O Município de Lamego pretende aumentar o conhecimento dos jovens munícipes sobre a vida em comunidade, identificando e refletindo sobre políticas locais e estratégias de melhoria de qualidade de vida.

A estratégia passa por um teste sobre cultura geral, cidadania, política e história a que irão ser submetidos alunos do ensino básico e secundário do concelho, com recurso a um jogo, “Jovem Autarca”, encomendado pela Autarquia à empresa de brinquedos científicos Science4you, e que teve o acolhimento da Assembleia e da Câmara Municipal de Lamego.

“Lançámos o desafio à Science4you de desenvolver um brinquedo educativo que agregue alguns objetivos essenciais. Promova, por exemplo, a aquisição de conhecimentos de cultura geral e cidadania e estimule os mais novos a olharem para o território e refletirem sobre ele, numa dimensão didática e pedagógica”, explicou Ricardo Morgado, Presidente da Assembleia Municipal, citado em comunicado da autarquia.

A autarquia indicou que o projeto, a decorrer nos meses de janeiro e fevereiro, assumirá a ideia de uma competição no espaço das escolas, envolvendo crianças e jovens dos 6 aos 17 anos, na gestão de um orçamento autárquico.

As equipas vencedoras, que serão divididas por dois escalões etários, um dos 6 aos 12 e outro dos 13 aos 17, irão ter como prémio viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. Mas todos os participantes receberão do Município, um kit do jogo “Jovem Autarca”.