Lamego requalifica Rua Visconde de Arneirós com mais de 1,6 milhão de euros

Câmara Municipal de Lamego vai dar inicio a obras de requalificação da Rua Visconde Arneirós, uma importante artéria nas imediações na cidade. A obra envolve um investimento de 1.667.664 euros.

Lamego requalifica Rua Visconde de Arneirós com mais de 1,6 milhão de euros
Lamego requalifica Rua Visconde de Arneirós com mais de 1,6 milhão de euros. Foto: DR

A Câmara Municipal de Lamego assina contrato de consignação para a requalificação da Rua Visconde de Arneirós. Uma requalificação que é considerada urgente e determinante para uma boa mobilidade. A artéria une a Rua 15 de Março com a escola de Hotelaria e Turismo do Douro, um dos principais estabelecimentos de ensino do concelho e um local de grande afluência e movimentação de pessoas.

A obra é executada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), e envolve um dos mais avultados investimentos da autarquia nas artérias do tecido urbano, num valor de 1.667.664,00 euros.

Depois de uma candidatura ao programa FEDER em novembro de 2019 a obra pode agora ter inicio, e têm um prazo de 12 meses de execução.

Para Ângelo Moura, presidente da Câmara Municipal de Lamego, trata-se “de uma intervenção fundamental, não só em termos de acessibilidade e de escoamento do trânsito mas também, e acima de tudo, em termos do reforço das condições de segurança dos peões.”

“O que aconteceu nesta rua é que, com a passagem dos anos o traçado foi ficando cada vez mais sinuoso e instável. Para além disso, a formação de diversos núcleos habitacionais e novos equipamentos contribuíram também para o evoluir da sua degradação assim como fomentaram o aumento da circulação de viaturas e de peões, tornando esta via pouco segura. Por este motivo, mas também por ser uma das mais antigas artérias que liga o centro da cidade à periferia, era imperativo que esta obra fosse realizada”, explicou o autarca.

As obras na Rua Visconde Arneirós envolvem a construção de um arruamento com duas faixas de rodagem, com uma largura total de seis metros, e a execução de um passeio para salvaguardar as árvores de grande porte e os muros que delimitam as propriedades agrícolas da zona envolvente. A intervenção inclui ainda a implementação de uma nova rotunda junto à urbanização da Quinta de Santo António.