Legado do 25 de Abril em debate num encontro na Universidade de Aveiro

Legado do 25 de Abril em debate num encontro na Universidade de Aveiro
Legado do 25 de Abril em debate num encontro na Universidade de Aveiro

Analisar e debater o legado da Revolução de Abril e lançar um olhar sobre os desafios societais do futuro são os grandes objetivos do 3.º Encontro Aberto do Conselho Geral da Universidade de Aveiro (UA). A sessão decorre a 10 de abril, no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.

A Universidade de Aveiro indicou que António Oliveira, presidente do Conselho Geral da UA e presidente da OLI, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, são alguns dos oradores da sessão.

Mas no encontro participarão também Eduardo Marçal Grilo, ex-presidente do Conselho Geral da UA e antigo ministro da Educação, Luísa Loura, diretora da PORDATA, Daniel Bessa, antigo ministro da Economia, Paula Arriscado, diretora da Divisão Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação – Salvador Caetano, e Luís Aguiar-Conraria, presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Quando se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril e meio século de vida da UA, e ciente da importância de cada uma das datas, a iniciativa do Conselho Geral da UA é reunir, em mais um encontro aberto à sociedade, um conjunto de personalidades para analisar e debater o legado da Revolução de Abril e para lançarem pontes para a construção de uma sociedade e de uma região mais desenvolvidas, justas e sustentáveis. O encontro irá, também, refletir sobre o papel fundamental que a UA do presente e do futuro pode e deverá assumir nesses processos.

Assim, e de acordo com o programa, no período da manhã, os trabalhos vão incidir sobre uma retrospetiva analítica da evolução do país e da região de Aveiro nos últimos 50 anos e, naturalmente, sobre o contributo da UA, nas suas várias dimensões, para essa (r)evolução.

Destaques para o tema “Evolução do país nos últimos 50 anos”, que será proferido por Eduardo Marçal Grilo, para a análise da “Evolução do sistema de ensino entre 1974 e 2024”, a realizar por Luísa Loura, e para a “Evolução da região de Aveiro nos últimos 50 anos e contributo da UA” por Daniel Bessa.

No período da tarde, os participantes no encontro irão debruçar-se sobre o papel transformador das Instituições de Ensino Superior de futuro e, em particular, o da UA.

O tema “A UA no mundo” estará a cargo de Paulo Jorge Ferreira, “O Ensino Superior e o futuro” a cargo de Luís Aguiar-Conraria e “O perfil profissional e as empresas do futuro” a cargo de Paula Arriscado.