Legionella: aumenta para 54 o número de pessoas infetadas

Desde 31 de outubro que o número de pessoas infetadas com Legionella continua a crescer, e são já 54 os casos confirmados. As mortes são 5, e 7 doentes encontram-se em cuidados intensivos. O surto teve origem no Hospital de São Francisco Xavier.

DR
Foto: Arquivo/DR

O Boletim Epidemiológico da Direção-Geral da Saúde sobre Doença dos Legionários no Hospital São Francisco Xavier, emitido às 18h00 de hoje, indica que o número confirmado de doentes infetados com Surto de doença dos Legionários subiu para 54.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que o surto do Hospital de São Francisco Xavier da Doença dos Legionários apresenta o seguinte quadro:

Doentes do sexo feminino 31 ou seja 57% do total;

Pessoas infetadas com mais de 70 anos 36, ou seja 67%;

Do total das pessoas 15 já tiveram alta clínica, o que corresponde a 28%;

Estão internadas em enfermaria 27 doentes o que corresponde a metade dos infetados;

Internados em Unidades de Cuidados Intensivos estão 7 doentes o que corresponde a 13% dos infetados;

De todos os infetados já morreram 5, duas no dia 6, e uma nos dias 9, 10 e 12 de novembro.

A Direção-Geral da Saúde tem vindo a informar que as indicações epidemiológicas apontam para um abrandamento e resolução do surto, e que a os doentes são na sua maioria, idosos com fatores de risco associados, nomeadamente doenças crónicas graves e hábitos tabágicos.

Para uma melhor análise da evolução do surto, a DGS apresenta “a curva epidémica por data de início de sintomas, apurada através da investigação epidemiológica. Esta curva inclui os casos que correspondem à definição de caso utilizada para este surto (pneumonia + antigenúria positiva + contacto formal ou informal com o Hospital de São Francisco Xavier).

DGS
DGS

A DGS indica que outros casos de Doença dos Legionários aguardam investigação laboratorial ou epidemiológica para eventual confirmação de ligação ao surto.

De acordo com a DGS vai ser enviado ao Ministério Público um relatório preliminar que descreve os acontecimentos e procedimentos relativos ao surto de Doença dos Legionários com ligação epidemiológica ao Hospital de São Francisco Xavier (HSFX), referente a outubro e novembro.

O relatório reporta os dados preliminares a 14 de novembro, sendo que a investigação epidemiológica e laboratorial ainda está em curso. Do relatório consta que no dia 3 de novembro, às 13h15, o Centro de Emergências em Saúde Pública (CESP) da Direção-Geral da Saúde recebeu uma chamada telefónica do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), do Hospital de São Francisco Xavier, informando do diagnóstico de 3 casos de Doença dos Legionários, com contacto recente com aquele Hospital.

A DGS constituiu de imediato uma “equipa multidisciplinar (Taskforce1) para investigação epidemiológica e controlo do surto na vertente humana e ambiental, tendo sido atribuída a coordenação operacional da resposta ao surto ao Delegado de Saúde Regional/Autoridade de Saúde para a Região de Lisboa e Vale do Tejo.”

Avaliado o risco, a DGS refere que “foram de imediato implementadas medidas de investigação e controlo:

a) Epidemiológicas: notificação de casos (telefónica e no SINAVE) por parte dos hospitais, inquéritos epidemiológicos pelas equipas de saúde pública, procura ativa de casos adicionais e envio de amostras biológicas para o INSA;

b) Ambiental: colheita de amostras em pontos representativos dos circuitos de água e circuitos das torres de arrefecimento no HSFX. As amostras foram enviadas, de imediato, ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) para análise laboratorial com resultados na madrugada do dia 4 de novembro. Foram encerradas as torres de arrefecimento e realizaram-se procedimentos de desinfeção nas redes de água quente e fria (choques térmicos e químicos). Alertou-se o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) para os riscos associados.”